A “fortaleza do tráfico” no Bairro Canaã, em Uberlândia, foi desmantelada durante uma operação do Diário do Estado. O local, adaptado por uma facção criminosa, contava com muros altos, portões reforçados, câmeras de monitoramento e concertina para dificultar a ação da polícia. A investigação sobre essa fortaleza do tráfico vinha ocorrendo desde o ano passado e culminou na realização de uma força-tarefa pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Denominada de Fortaleza Tomada, a operação tinha como objetivo combater o tráfico de drogas no setor oeste da cidade de Uberlândia e desestruturar a facção criminosa responsável pela localidade. Durante a ação, foram cumpridos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, resultando na apreensão de R$ 8 mil em dinheiro, munições, rádios comunicadores e substâncias entorpecentes.
De acordo com informações do Diário do Estado, a organização criminosa estava sendo monitorada pelas autoridades de segurança, com a participação dos investigados identificada em aproximadamente 40 ocorrências policiais entre 2024 e 2025. As apreensões realizadas nesse período incluíram menores infratores, drogas ilícitas, dinheiro em espécie, câmeras de monitoramento e equipamentos utilizados para o tráfico.
O capitão da Polícia Militar, Henrique Lins, relatou que as denúncias recebidas em 2024 sobre a fortaleza do tráfico desencadearam a investigação que resultou nas prisões dos líderes da facção. Os mandados foram executados não apenas no Bairro Canaã, mas também em outras localidades da região, como o Shopping Park e o Jardim Europa.
Entre as ações policiais realizadas contra a fortaleza do tráfico, destaca-se a prisão de jovens em posse de drogas prontas para a venda, máquinas de cartões, dinheiro e equipamentos de videomonitoramento. Outras operações resultaram na apreensão de grandes quantidades de entorpecentes, evidenciando a atuação intensa da facção criminosa na região. A luta contra o tráfico de drogas segue sendo prioridade para as forças de segurança atuantes em Uberlândia.