Na manhã desta sexta-feira, 14, um ônibus da linha Nova Iguaçu x Vila Isabel foi alvo de um assalto violento na Avenida Brasil, na altura de Irajá, na zona norte do Rio de Janeiro. Cerca de 70 passageiros estava no veículo quando o criminoso os abordaram, armado com um simulacro.
Segundo a Polícia Militar do Rio de Janeiro, o suspeito foi identificado como Jefferson dos Santos Claudino Martins. Ele foi preso na Avenida General Justos, nas proximidades do Aeroporto Santos Dumont, no Centro.
O motorista do ônibus, em depoimento, contou que o suspeito abordou o ônibus informando que queria chegar no Morro do São Carlos, na Leopoldina, e que o motorista não poderia parar para ninguém. “Eu segui, e os passageiros se desesperaram porque eu mudei a rota. Começou aquele desespero, ele se desesperou, mostrou a arma e disse que estava carregada. Ele disse que se eu parasse ele iria atirar, que iria matar, perguntou se eu tinha filhos e eu desesperei”, contou.
Ainda segundo a PM, agentes que passavam na altura do Terminal Gentileza perceberam a ação e começaram a perseguir o ônibus. O veículo foi cercado na Avenida General Justos e o criminoso tentou fugir a pé, mas acabou sendo preso por policiais.
“Eu errei o caminho e segui pelo túnel . Ele falou que seu eu parasse iria aconteceu um massacre. Eu falei com ele que no final do túnel tinha uma viela e que era para ele pular. Quando chegou no local, ele pulou e a PM o pegou. Alguns passageiros pararam no Terminal Gentileza e provavelmente falaram para os PMs. Eles não me pararam, não atiraram foram apenas acompanhando”, contou o motorista.
Além do sequestro, passageiros relataram que o suspeito roubou diversos pertences dos passageiros e que uma mulher chegou a passar mal durante a ação. “Eu tenho 3 filhos, sai de casa às 5h. Eu orei muito pelo motorista para ele ficar calmo. Se ele não tivesse essa calma, poderia ter algo pior. A gente não sabia se a arma era de verdade ou mentira. A gente sempre acha que é de verdade”, disse uma mulher a TV Globo.