Caso Moïse: família do congolês fica abalada após exibição de imagens inéditas apresentadas ao júri popular pelo Ministério Público na tarde desta sexta (14). No vídeo, um dos acusados aparece fazendo um sinal de hang loose, enquanto outro tira a foto com um celular.
A mãe do congolês Moïse Kabagambe, agredido e morto a pauladas em 2022, chorou durante exibição de imagens inéditas das agressões contra o filho. As imagens foram apresentadas pelo Ministério Público do Rio (MPRJ) ao júri popular na tarde desta sexta-feira (14).
O vídeo mostra o momento em que dois acusados pelo crime tiram uma foto com Moïse, que estava imobilizado e sem reações. No vídeo, Brendon Santos, que não está sendo julgado nesta sexta-feira, aparece fazendo um sinal de hang loose enquanto Fábio Pirineus, acusado de homicídio triplamente qualificado, tira a foto com um celular.
Durante a exibição, familiares e amigos de Moïse se assustaram e disseram que nunca tinham visto o registro. A mãe de Moïse chorou, gritou e precisou ser acalmada durante a explanação do Ministério Público. No mesmo momento, outros parentes chegaram a ir para o corredor do Tribunal de Justiça.
O júri popular de 2 acusados pela morte de Moïse foi retomado na manhã desta sexta. Na quinta (13), foram ouvidas 6 testemunhas de acusação e defesa. Fábio Pirineus da Silva e Aleson Cristiano de Oliveira Fonseca foram interrogados, mas responderam apenas às perguntas formuladas pelas suas defesas e dos jurados. O júri foi suspenso pouco depois das 23h30, após quase 13 horas de sessão.
A expectativa da família de Moïse é que Alesson e Fábio sejam condenados por homicídio triplamente qualificado. Nesta sexta, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e a assistência de acusação terão 2 horas e meia para apresentar suas alegações, assim como as defesas dos réus. Há possibilidade de réplica.
O julgamento foi retomado às 10h15 com o MPRJ abrindo o debate. O promotor Bruno Bezerra citou as mais de 40 pauladas sofridas por Moïse e mostrou as imagens dos 13 minutos de agressão aos jurados. Ele afirmou que Moïse e sua família tiveram o direito suprimido pela violência. Após a fase do debate, os jurados se reúnem para deliberar sobre a condenação ou absolvição dos réus. A decisão é tomada por maioria simples. A previsão é que a sentença saia ainda nesta sexta.
Por fim, é importante ressaltar que a mãe de Moïse expressa a dor de ter fugido da guerra apenas para ser vítima da violência no Brasil. A família do congolês busca por justiça e espera que os responsáveis sejam devidamente punidos. A comoção gerada pelas imagens inéditas apresentadas durante o julgamento demonstra a gravidade do caso e a necessidade de respostas apropriadas por parte do sistema judiciário. A sociedade aguarda atentamente pela conclusão desse processo e pela aplicação da lei em prol da segurança e justiça para todos.