Em meio à baixa popularidade de Lula, Sidônio reúne 500 profissionais de comunicação do governo para alinhar discurso
Durante o encontro foram discutidas formas de integrar as ações de comunicação para que as informações sobre os projetos e iniciativas do governo sejam transmitidas de maneira coesa e eficiente à população.
O ministro Sidônio Palmeira, da Secretaria de Comunicação Social (Secom), reuniu nesta sexta-feira (14) 500 profissionais das assessorias de comunicação de diversos órgãos para alinhar o discurso de comunicação do governo. O encontro no Paládio do Planalto foi realizado em meio à uma crise de popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), refletida na queda de aprovação e popularidade em pesquisas de opinião.
O governo prepara um evento para fazer um balanço de entregas com o tema “O Brasil dando a volta por cima”. A ideia do evento, que deve acontecer no início de abril, é destacar as coisas já entregues pelo governo dialogando com as falas de Lula de que os próximos dois anos do governo serão de “colheita”.
Durante o encontro, segundo o governo, foram discutidas formas de integrar as ações de comunicação para que as informações sobre os projetos e iniciativas do governo sejam transmitidas de maneira coesa e eficiente à população.
Na reunião, Sidônio Palmeira destacou a importância de uma comunicação integrada para aumentar a transparência e a eficácia na disseminação das políticas públicas. Também destacou números e ações que as assessorias precisam ter “na ponta da língua”.
“A gente tem que fazer com que as pessoas compreendam todas as ações do governo do presidente Lula, todo o trabalho que o governo tem, em todos os ministérios e estatais, para que saibam exatamente o que o governo está fazendo”, afirmou o ministro no encontro.
Segundo relatos de pessoas presentes à reunião, Sidônio Palmeira não usou a palavra “popularidade”. Mas disse confiar que o governo vai reagir nas pesquisas. “Vamos vencer 2025”, disse o ministro. O que foi entendido como um recado para as equipes se manterem motivadas.
A parte final da reunião foi aberta a perguntas. Momento em que o ministro também ouviu pedidos. Desde a contratação de designers para ajudar a modernizar sites oficiais a dinheiro para campanha de publicidade sobre energia nuclear.