Abrigos de Anápolis promove ação para adoções de idosos no dia dos pais

Abrigos para a terceira idade  juntamente com a policia civil estão promovendo uma campanha de adoções de idosos durante o Dia dos Pais, em Anápolis, a 55 km de Goiânia. O objetivo é que eles se sintam novamente acolhidos e amados, já que muitos não recebem mais visita das famílias.

Na ação, as pessoas compram um presente e fazem uma visita aos internos durante a data comemorativa. Para estimular a visita de voluntários, os presentes que serão entregues diretamente aos idosos nos abrigos. E alguns deles já até escolheram o que querem ganhar.

Altino Cardoso, de 80 anos, vivia abandonado em casa e até passava fome até que foi levado para morar em um abrigo. A família nunca foi localizada e ele não recebe visitas. Ele não enxerga mais e vive, na maior parte do tempo, sentado na cama.

“Imagina a gente viver assim como estou aqui, há quatro anos, sete meses e sete dias, e ter que ficar retido. Olha o quanto é difícil, ficar no mesmo lugar, dia e noite durante todo esse tempo”, disse .

Porém, ele logo sorri e se alegra ao falar das visitas que recebe de voluntários. “Isso nos dá alegria, porque a solidão é uma coisa que ninguém sabe como é”, completou.

Em um dos abrigos que faz parte da campanha, dos nove internos, apenas dois recebem visitas regularmente. Com isso, além de problemas de saúde, alguns acabam convivendo com a depressão.

“Eles ficam tristes, choram, entram em depressão mesmo. Às vezes a gente precisa gritar por socorro para psicólogo conversarem com eles. Mesmo a gente conversando com eles, adular eles. Eles precisam de tudo, incluindo carinho”, afirma a diretora do abrigo, Maria Helena do Espírito Santo.

 Lista de abrigos participantes

-Abrigo Monte Sinai

Endereço: Rua 2, Quadra 17, Lote 32, Setor Industrial Munir Calixto, depois do DAIA.

  • José Juvenal: 1 sandália de abotoar tamanho 42

-Abrigo Jesus Cristo

Endereço: Rua Rosiane Morais, Quadra 3, Chácaras Sítio de Recreio Jardim Boa Vista.

  • Francisco Alves: 1 camiseta tamanho M e 1 calça jeans tamanho 38
  • Florêncio: 1 calça social tamanho 38 ou 40 e 1 camisa tamanho M
  • Edson: 1 calça com elástico tamanho M e 1 camiseta tamanho M
  • Olímpio: 1 calça social tamanho 42 e 1 camisa tamanho M
  • Paulo: 1 sapato preto tamanho 42 e 1 camiseta tamanho M
  • Sebastião: doce de leite, queijo e 1 blusa de frio tamanho M

-Abrigo São Vicente

Endereço: BR-060, ao lado do DAIA e do Posto Presidente

  • Adão: sapato tamanho 37 ou 38 ou 1 camisa tamanho G
  • Antonio Carlos: 1 camisa tamanho M e 1 calça com elástico
  • Eduardo Faustino: 1 calça com elástico grande e 1 sapato tamanho 42
  • Francisco Primo: 1 camisa tamanho G
  • Jesus Ferreira: 1 camisa tamanho G e 1 calça tamanho 40
  • José Gontijo: 1 camiseta tamanho M
  • Mario dos Santos: 1 camisa tamanho G ou 1 sapato tamanho 41 ou42
  • Nazaré: 1 camiseta tamanho M e 1 calça com elástico
  • Paulo César: 1 camisa tamanho GG e 1 calça tamanho GG
  • Severiano: 1 camisa tamanho G e 1 calça com elástico

 

*Informações obtidas através do G1

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp