Bolsas europeias fecham em alta com foco na Alemanha e oportunidades de investimento

bolsas-europeias-fecham-em-alta-com-foco-na-alemanha-e-oportunidades-de-investimento

As bolsas europeias fecharam em alta nesta segunda-feira (17) com um forte foco na Alemanha. Nos próximos dias, o Parlamento da Alemanha deverá aprovar um projeto de lei que permitirá ao novo governo do país ampliar seu endividamento e impulsionar gastos com defesa e infraestrutura. A expectativa de que a Alemanha aprove essa proposta nesta semana gerou otimismo entre os investidores, mesmo diante das incertezas da guerra comercial desencadeada pelo governo Trump, que ainda limitam o apetite por risco.

Em Londres, o FTSE 100 teve um ganho de 0,56%, atingindo os 8.680,29 pontos. O DAX, de Frankfurt, também registrou uma alta de 0,62%, chegando a 23.130,05 pontos, enquanto o CAC 40, de Paris, avançou 0,57%, encerrando o dia em 8.073,98 pontos.

De acordo com a analista Chloe Lemarie, da Jefferies, um “novo paradigma” para a indústria de defesa europeia está surgindo, resultando em oportunidades de compra. Ela recomendou cinco empresas para investimento: Rheinmetall, Dassault Aviation, Renk, Leonardo e Babcock International. Já a analista Anthi Tsouvali, do UBS, destacou que investir em ações do Reino Unido pode ser uma forma de diversificar os portfólios dos investidores, especialmente diante do aumento da volatilidade do mercado.

As ações de mineradoras tiveram um desempenho positivo em Londres após a divulgação de dados chineses melhores do que o esperado. A Anglo American subiu 1,16% e a Antofagasta ganhou 3,17%. Na Bolsa de Atenas, o índice ASE também registrou uma leve alta de 0,15%. No cenário internacional, a agência Moody’s elevou o rating da Grécia para grau de investimento, devido à melhora das finanças do país mediterrâneo.

O Ibex 35, de Madri, ultrapassou a marca dos 13.000 pontos, encerrando o dia com um aumento de 0,93%, enquanto o PSI 20, de Lisboa, avançou 1,20% e o FTSE MIB, de Milão, fechou em alta de 0,95%, a 39.022,40 pontos. Esses números, no entanto, são ainda preliminares e sujeitos a alterações.

Em resumo, o otimismo em relação à possível aprovação do projeto de lei na Alemanha impulsionou as bolsas europeias, mesmo diante das incertezas globais. Os investidores estão atentos às oportunidades apresentadas pelo novo cenário econômico e político da região, buscando estratégias de diversificação e crescimento em meio à volatilidade do mercado internacional.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp