Educação a Distância: Tecnologia e Credibilidade na Formação Universitária

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Tecnologia e credibilidade na educação a distância, da floresta ao Japão

Educação sem Fronteiras: levando o ensino superior a comunidades remotas, ampliando o acesso e transformando vidas.

No meio da floresta amazônica, jovens indígenas e moradores de uma comunidade ribeirinha comemoram o sonho de fazer faculdade. Num pequeno município no interior do Piauí, outro grupo se prepara para em breve atuar na profissão de Enfermagem. No Japão, dekasseguis conquistam a graduação estudando com orientação de professores e tutores a milhares de quilômetros. São muitos os exemplos de como a desejada formação universitária chega às mais longínquas localidades. A educação a distância (EaD) leva o ensino superior e abre oportunidades a pessoas que pouco provavelmente conseguiriam ter acesso à graduação. É a realidade da inovação, da tecnologia e da credibilidade.

A modalidade EaD já responde por mais de 49% das quase 10 milhões de matrículas no ensino universitário no Brasil. O Censo da Educação Superior Brasileira registrou em 2023 um avanço de 13% de matriculados em relação a 2022, consolidando cada vez mais uma tendência fortalecida com a pandemia de Covid 19. No ano passado, eram 4,913 milhões de acadêmicos na EaD e 5,063 milhões no ensino presencial – totalizando 9,979 milhões de universitários no País. Não existem barreiras geográficas para a educação a distância, que está à disposição onde a pessoa estiver e na hora que for melhor para ela estudar. Para entrar na sala de aula, basta a conectividade.

Instituições de ensino superior que souberam “virar a chave” com agilidade, diante de restrições impostas pela crise de saúde mundial do coronavírus, anteciparam tendências que já vinham movimentando o segmento da educação. No longo período de isolamento social, universidades e faculdades que simplesmente fecharam as portas e suspenderam as aulas, atrasaram a formação de alunos e afastaram jovens e outras pessoas que se preparavam para entrar no ensino superior. Por outro lado, quem soube aproveitar a tecnologia para manter a conexão e o contato permanente com o público, superou as adversidades da pandemia mais rapidamente. Com o suporte da plataforma educacional Canvas, utilizada pelas principais universidades do mundo, a UniFil saiu na dianteira porque já vinha trabalhando há alguns anos na consolidação de novos métodos e novas tecnologias no ensino universitário. Em questão de semanas os docentes avançaram muito: o plano de ações previsto para dois ou três anos foi implementado e assimilado em três meses. A ampliação de atividades na modalidade EaD evitou a interrupção do ano letivo, as aulas seguiram em todos os cursos sem qualquer suspensão. Um marco que integrou ainda mais os alunos à educação a distância e fortaleceu a estrutura tecnológica da instituição.

O Ensino a Distância e a democratização da educação

O cenário de dificuldades na pandemia reverteu-se em boas perspectivas para centros universitários como a UniFil. Baseada em Londrina, no Norte do Paraná, conta atualmente com mais de 300 polos em todos os estados brasileiros e no exterior. O sistema de ensino forte, o projeto pedagógico atualizado, a capacidade do corpo docente e de tutores, o atendimento individualizado aos alunos sempre que solicitado, a segurança e a rapidez de acesso à plataforma de estudos são diferenciais que garantem à UniFil as melhores avaliações do Ministério da Educação. Praticamente todas as mais de 50 graduações têm conceito máximo do MEC – nota 5 como autorização de oferta do curso.

“A educação a distância tem possibilitado a formação de estudantes em diferentes cidades do país, ampliando o acesso ao ensino superior e promovendo a qualificação profissional em diversas regiões. Muitos alunos, devido às exigências de suas rotinas diárias, não conseguem frequentar presencialmente uma sala de aula, seja por compromissos profissionais, responsabilidades familiares ou mesmo pela distância geográfica em relação às instituições de ensino. No entanto, a modalidade EaD expande essa possibilidade, permitindo que o conhecimento ultrapasse barreiras físicas e alcance um público mais amplo e diversificado” – reforça a professora Camila Lima, coordenadora pedagógica da UniFil EaD.

Ela acrescenta que o modelo flexível e inovador da UniFil EAD permite ao estudante organizar seus horários de estudo de acordo com sua disponibilidade, sem comprometer a qualidade da formação acadêmica. “Recursos tecnológicos avançados, ambientes virtuais interativos e metodologias adaptadas à aprendizagem a distância garantem uma experiência educacional sólida e antenada com o que acontece nas profissões e no mundo atual. A plataforma possibilita acesso 24 horas, de qualquer lugar do mundo. O aluno tem retorno ágil para esclarecer dúvidas e trocar experiências, a equipe pedagógica está sempre a postos para interagir” – ressalta a professora Camila Lima.

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