Sarampo no DF: Saúde confirma caso da doença erradicada e orienta vacinação

sarampo-no-df3A-saude-confirma-caso-da-doenca-erradicada-e-orienta-vacinacao

Saúde do DF confirma caso de sarampo, doença que estava erradicada há anos

Sarampo é uma doença viral altamente contagiosa. Os principais sintomas são febre, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou, na segunda-feira (17/3), um caso de sarampo. A doença, altamente contagiosa, estava erradicada há 4 anos na capital federal.

A paciente infectada é uma mulher que tem entre 30 e 35 anos. Ela apresentou sintomas em 27 de fevereiro e registrou bolhas avermelhadas na pele em 1º de março. Segundo documento da SES-DF, ela já está curada.

O caso é considerado importado, pois a paciente havia viajado para fora do país antes de ficar doente. Ao receber a confirmação da infecção, a pasta contactou 278 pessoas que poderiam ter tido contato com a mulher para que eles fiquem atentos a possíveis sintomas.

Os sintomas incluem febre alta, coriza, tosse, olhos avermelhados e manchas vermelhas na pele. Complicações como otite média, broncopneumonia, diarreia e encefalite são mais comuns em crianças menores de 5 anos ou em indivíduos com imunodepressão.

A vacina tríplice viral é a medida mais eficaz para prevenir o sarampo, protegendo também contra rubéola e caxumba. No calendário de vacinação, a primeira dose é administrada aos 12 meses de idade, seguida por uma segunda dose aos 15 meses. Adolescentes, adultos jovens até 29 anos devem receber duas doses, enquanto pessoas de 30 a 59 anos devem receber uma dose.

Profissionais de saúde devem garantir duas doses da tríplice viral, independentemente da idade. Fique por dentro de todas as informações sobre o Distrito Federal seguindo o Metrópoles DF nas redes sociais e recebendo notícias em primeira mão pelo Telegram. Faça sua parte na prevenção do sarampo!

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp