Zoológico de Goiânia: nascem filhotes de espécies ameaçadas de extinção

O Zoológico de Goiânia ganhou nos últimos dias quatro novos integrantes. Além de três filhotes de lobo-guará, que nasceram em julho, na última terça-feira (07), o parque ganhou um novo integrante: um filhote de onça-pintada. Dos 441 animais que integram o plantel, 198 nasceram na própria unidade de conservação, localizada na Alameda das Rosas, no Setor Oeste da Capital.

Segundo o supervisor-geral do Zoológico, Raphael Cupertino, a reprodução em cativeiro é um processo complexo, que envolve dieta adequada, boa adaptação ao recinto e “química” entre o casal. Além disso, muitos animais que chegam aos zoológicos já estão com idade avançada e não conseguem mais reproduzir. “Por isso, comemoramos os nascimentos desses filhotes. É bom lembrar que essas espécies estão em risco de extinção e, por conta disso, o nosso trabalho está contribuindo para a manutenção da fauna do Cerrado”, comenta.

Sobre o quadro dos filhotes, Raphael Cupertino, que é médico veterinário, explica que um dos três filhotes de lobo-guará nasceu com um problema ósseo congênito que evoluiu para uma fratura e precisou passar por um procedimento cirúrgico. “A cirurgia foi um sucesso e o animal está se recuperando. Esperamos que a fratura se reverta, mas só teremos certeza do prognóstico daqui uns 30 dias” relata o supervisor geral do Zoo.

Quanto ao filhote de onça-pintada, Cupertino revela que o animal é um macho e está bem. “Verificamos que a mãe dele não estava tendo leite suficiente e, por isso, ele está recebendo cuidados especiais da nossa equipe”, conta o diretor, acrescentando que o filhote está sendo amamentando de duas em duas horas. “Estamos monitorando o filhote e o seu crescimento está dentro do esperado”, pontuou Raphael.

Segundo ele, do casal de onças-pintadas, a fêmea foi doada pelo Instituto Onça-Pintada e o macho veio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). “Foi realizado um trabalho de aproximação e convivência com o casal que resultou nesse nascimento”, cita Raphael Cupertino.

Foto: Divulgação

Dados das espécies
O lobo-guará é uma animal típico do Cerrado, vive cerca de 15 anos e em zoológicos pode chegar a até 20 anos de vida. Pode atingir um metro de altura e pesar 30 quilos. A gestação dura mais de dois meses e nascem em média dois filhotes. Apesar do porte imponente, tímido, e solitário, o lobo-guará é inofensivo e prefere manter distância das populações humanas.
Já a onça-pintada é considerada o maior felino das Américas e pode ser encontrada em quase todos os biomas brasileiros. As fêmeas atingem a idade reprodutiva por volta de 3 anos, e os machos de 4 anos. O período de gestação das onças-pintadas é de 93 a 105 dias e a ninhada pode ser de até 4 filhotes. Há dados que a população do animal no Brasil é inferior a 10 mil indivíduos, o que coloca a espécie ameaçada de extinção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Intervenção programada da Saneago afeta bairros em Goiânia neste sábado, 23

No sábado, 23, as equipes da Saneago realizarão uma intervenção programada para executar a segunda etapa da interligação de adutora de água tratada que liga o Bairro Vila Adélia ao Centro de Reservatório Atlântico, em Goiânia. Essa operação, que ocorrerá entre 4h e 17h, pode prejudicar o abastecimento de água em mais de 120 setores da cidade.
 
A intervenção afetará vários bairros de Goiânia, incluindo Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faicalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
 
Além disso, outros reservatórios também serão afetados, como o Reservatório Novo Horizonte Apoiado, o Reservatório Canadá Apoiado, o Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado, o Reservatório Jardim Lisboa Apoiado e Elevado, o Reservatório Santa Rita Apoiado e Elevado, e o Reservatório Orientville, entre outros.
 
O fornecimento de água será retomado de forma gradual assim que a intervenção for concluída, com previsão de normalização até a noite de domingo, 24 de novembro. Imóveis com caixa d’água não sentirão o desabastecimento, mas a Saneago pede a compreensão dos consumidores e o uso moderado da água tratada nas caixas d’água.
 
Bairros afetados por reservatório:
 
  • Reservatório Atlântico: Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faiçalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
  • Reservatório Novo Horizonte Apoiado: Vila Novo Horizonte.
  • Reservatório Canadá Apoiado: Residencial Canadá.
  • Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado: Jardim Alphaville, Jardim Atlântico, Jardim Caravelas, Jardim Presidente, Jardins Madri, Orientville, Residencial Alphaville, Residencial Barcelona, Residencial Fidelis, Residencial Flamingo, Residencial Forteville Extensão, Residencial Forteville, Residencial Gardenia, Residencial Recanto das Emas, Residencial Rio Verde, Residencial Santa Fe, Residencial Sevilha, Residencial Tres Marias.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos