Datena elogia decisão de Gusttavo Lima sobre carreira política
O apresentador José Luiz Datena elogiou a decisão do cantor Gusttavo Lima de desistir de concorrer à Presidência da República nas eleições de 2026. Durante a transição do programa Fofocalizando para o Tá na Hora, no SBT, Datena afirmou que o sertanejo fez a escolha certa ao evitar a política, destacando que ele próprio se arrependeu de ter se envolvido no meio.
Ele relembrou sua experiência negativa e aproveitou o momento para comentar a desistência de Gusttavo Lima, um dos destaques do programa de entretenimento. “Eu me ferrei grandão”, admitiu o jornalista, que concorreu à Prefeitura de São Paulo em 2024 sem sucesso.
RELEMBRE A CARREIRA POLÍTICA DE DATENA
Em 2016, Datena chegou a ser pré-candidato à prefeitura pelo PP, mas desistiu devido a denúncias de corrupção envolvendo o partido. Em 2024, ele oficializou sua candidatura à Prefeitura de São Paulo pelo PSDB, após desistências em pleitos anteriores. Durante a campanha, Datena apresentou um programa de governo com 42 páginas. Em setembro de 2024, durante um debate televisivo, Datena agrediu o candidato Pablo Marçal com uma cadeira, após provocações relacionadas a acusações de má conduta sexual já arquivadas. Datena não conseguiu avançar para o segundo turno, que foi disputado entre o atual prefeito Ricardo Nunes e Guilherme Boulos, que recebeu o apoio do apresentador.
Datena também ressaltou que Gusttavo Lima acertou ao se manter distante do cenário político: “Dificilmente o povo brasileiro tem confiança em colocar na política alguém que não seja da política, com raríssimas exceções. Então tem que participar de uma, duas, três, quatro eleições, para o cara acostumar e votar nele”.
Ao refletir sobre sua própria trajetória, o jornalista reconheceu que sua atuação nos debates não foi como esperava. “Pelo meu desempenho na política, nos debates, que eu pensei que ia arrebentar, ainda bem que eu não fui eleito. Porque eu seria engolido pelo sistema que aí está”, concluiu.