PPL divulga apoio ao MDB em Goiás

“profundas divergências ideológicas”

Em Goiás, o Partido da Pátria Livre (PPL) mudou de posição e vai apoiar o candidato ao governo estadual do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o deputado federal Daniel Vilela. A decisão foi anunciada na tarde desta terça-feira (14) em reunião entre as duas siglas.

A diretoria regional do partido em Goiás chegou a divulgar aliança com o Democratas (DEM), que lança a candidatura de Ronaldo Caiado ao governo estadual. No último dia 4,contudo, foi feita a destituição do ex-presidente do partido, José Netho. Segundo a nova direção do PPL, o rompimento se deu devido a “profundas divergências ideológicas” e não teria passado pelo aval da presidência nacional. Esteve presente na reunião desta terça-feira o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia e pai de Daniel, Maguito Vilela, pois o deputado federal cumpria agenda em Brasília.

Agora, os departamentos jurídicos do PPL e do MDB devem fazer um pedido à Justiça Eleitoral de coligação formal entre os partidos. A nova presidente estadual do PPL, Jucilene Barros, afirmou que o apoio ao DEM foi feito pela antiga direção estadual, em uma decisão precipitada. “A antiga direção agiu de forma truculenta com o restante do partido para forçar o apoio a Caiado”, apontou.

“Parte da antiga direção estadual tomou uma decisão precipitada, sem consultar como deveria os demais membros, e então a direção nacional resolveu anular a coligação com o DEM, que contraria profundamente os ideais do partido, e interveio na direção estadual”, explica Jucilene. Daniel Vilela afirma que existem aproximações ideológicas entre as duas siglas. “É muito gratificante ver partidos como o PPL lutarem pela coerência ideológica na hora de tomarem uma decisão tão importante como a definição de coligação”, diz Daniel Vilela.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp