Após decisão da Justiça, o ex-vereador e youtuber Gabriel Monteiro deixou o presídio de Bangu 8, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, na noite desta sexta-feira. Preso desde novembro de 2022, Monteiro foi beneficiado por uma decisão da 34ª Vara Criminal, que concedeu sua liberdade com medidas cautelares. Ele terá que usar uma tornozeleira eletrônica, está proibido de sair do Rio, deve comparecer periodicamente em juízo e não pode manter contato com a vítima do crime pelo qual foi acusado.
Em entrevista ao deixar a cadeia, Gabriel Monteiro afirmou que acredita que Deus está fazendo justiça por ele. O ex-vereador foi acusado de forçar relações sexuais com uma mulher de 22 anos, apontando-lhe uma arma e tentando filmar o ato. O processo corre em segredo de justiça, e Monteiro tem cinco dias para se apresentar e colocar a tornozeleira eletrônica. Sua prisão preventiva foi substituída por medidas cautelares pela 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça.
Gabriel Monteiro, ex-integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), foi o terceiro vereador mais votado do Rio em 2020, filiado ao PSD e, posteriormente, ao PL. Durante seu mandato, o ex-vereador gerou polêmica ao invadir instalações públicas sob o pretexto de fiscalização, sempre gravando vídeos para suas redes sociais. Estima-se que ele faturava cerca de R$ 300 mil por mês com suas produções.
Agora em liberdade, Gabriel Monteiro terá que cumprir rigorosamente as medidas impostas pela Justiça. Sua história segue marcada por controvérsias e momentos difíceis. Com a decisão da Justiça e a aplicação das medidas cautelares, o ex-vereador terá que se adequar a uma nova realidade e agir de acordo com as restrições determinadas. Resta aguardar como esses desdobramentos influenciarão em sua vida e em suas atividades futuras.