Joelinton reencontra a Argentina para apagar a frustração de sua expulsão pela Seleção no Maracanã. Campeão pelo Newcastle, o volante está vivendo o melhor momento da carreira e volta a jogar um clássico um ano e quatro meses após o incidente que considera injusto: “Estava engasgado”, afirmou na época.
Joelinton recebeu uma nova oportunidade para reescrever sua história. Uma das novidades de Dorival Júnior na seleção brasileira, o meio-campista volta ao time titular justamente contra a Argentina, o adversário de suas piores lembranças com a camisa verde e amarela, no Monumental de Nuñez. A expulsão precoce no clássico de novembro de 2023 ainda causa dor, mas também serve como motivação para superar a adversidade.
Em um jogo tenso, com nervos à flor da pele desde o início, Joelinton entrou em campo aos 27 minutos do segundo tempo para substituir Gabriel Magalhães. Entretanto, uma desavença com De Paul resultou em um cartão vermelho apenas nove minutos depois. Essa cena ainda desperta o sentimento de injustiça no jogador do Newcastle.
A expulsão e a derrota por 1 a 0 permaneceram por muito tempo na mente de Joelinton, que agora retorna à Seleção após um longo período. Com a lesão de Gerson durante o jogo contra a Colômbia, o caminho se abriu para que o volante pudesse mudar sua última impressão e enfrentar os argentinos mais uma vez.
O clássico em Buenos Aires marcará a sétima partida de Joelinton com a camisa do Brasil, onde já conseguiu marcar um gol. No meio de campo, ele terá a missão de manter a marcação ao lado de André, permitindo que o trio ofensivo formado por Rodrygo, Raphinha e Vini Jr tenha liberdade para atacar.
Brasil e Argentina se enfrentam às 21h (horário de Brasília) desta terça-feira, no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, em um confronto válido pela 14ª rodada das eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2026. Com 21 pontos, a Seleção Brasileira ocupa a terceira posição, enquanto os argentinos lideram a tabela com 28 pontos e podem garantir sua vaga na Copa do Mundo dos EUA, México e Canadá com um empate.