Mais de 57 milhões de brasileiros têm dívidas sem saber, aponta Serasa

DSC_8537-e1724655678939

Um levantamento da Serasa revelou que 57 milhões de brasileiros estão endividados sem sequer ter conhecimento disso. Desses, 19 milhões já estão negativados, ou seja, com o nome registrado em cadastros de inadimplentes, mas também desconhecem essa situação. Segundo a Serasa, esse problema muitas vezes passa despercebido e só é descoberto tardiamente.

O estado de São Paulo concentra 12,5 milhões de pessoas nessa condição, o equivalente a 22% do total, sendo que 3,8 milhões já estão negativadas. Entre as principais razões para o desconhecimento das dívidas estão a falta de monitoramento do CPF ou CNPJ, cadastros desatualizados e a falta de educação financeira, de acordo com Aline Maciel, especialista em Educação Financeira da Serasa.

“Muitos consumidores e empreendedores só descobrem pendências financeiras ao tentar contratar um financiamento, fazer crediário ou acessar um serviço básico”, afirmou Aline em nota.

Para verificar se há dívidas atreladas ao CPF, órgãos de defesa do consumidor recomendam a consulta em plataformas de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. O Banco Central também disponibiliza o serviço Registrato, acessível por meio de conta gov.br nível prata ou ouro. Outra opção é a plataforma consumidor.gov.br, onde a pesquisa exige o nome da empresa credora. Além disso, consultas podem ser feitas presencialmente nas agências dos Correios até o dia 31 de março.

O Serasa Limpa Nome permite a renegociação de dívidas, oferecendo descontos de até 99%. O serviço está disponível no site e aplicativo da Serasa, além do WhatsApp pelo número (11) 99575-2096. Para utilizá-lo, é necessário acessar a plataforma com CPF e senha, verificar as dívidas disponíveis, escolher a forma de pagamento e concluir a negociação.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp