Belém recebe temporada gratuita do espetáculo inédito ‘Com os bolsos cheios de pão’, da Cia Cisco (SP)
A obra será encenada nos dias 29 e 30, às 20h, no Teatro Margarida Schivasappa. Com texto do dramaturgo romeno Matei Visniec, a peça revela contradições e dilemas contemporâneos.
Esse espetáculo traz à tona questões sobre a capacidade de agir diante de atos injustos e cruéis. “Com os bolsos cheios de pão”, peça inédita em Belém, mostra dois homens indignados diante de um poço, onde um cachorro agoniza após ser jogado por desconhecidos. Eles argumentam, discordam, mas não tomam nenhuma atitude efetiva para ajudar o animal. A Cia.Cisco de São Paulo faz duas sessões com entrada franca nos dias 29 e 30, às 20h, no Teatro Margarida Schivasappa. Haverá ainda oficina e mesa de debate que estão com inscrições abertas e gratuitas.
Alguns dos maiores dilemas da sociedade contemporânea estão presentes na obra criada por Matei Visniec. O diretor Vinicius Torres Machado destaca a atualidade do texto ao levantar questionamentos sobre a inércia diante dos dramas alheios e a eficácia das reações passivas, inclusive nas redes sociais, diante dos problemas que exigem intervenção. A mensagem da peça ressoa fortemente diante das questões políticas e sociais do Brasil atual.
O enredo, baseado em uma história real vivida pelo autor, traz à tona a reflexão sobre a culpa e a inação diante do sofrimento alheio. Os dois personagens principais, interpretados por Edgar Castro e Donizeti Mazonas, travam diálogos intensos em torno do poço, sem, no entanto, agir para salvar o cachorro. A fala desses homens circunda a ação da mesma forma que eles circundam o poço, criando possibilidades de ação que se desfazem diante da pressão da argumentação.
A peça questiona nosso papel diante do sofrimento alheio e a necessidade de agir em vez de apenas expressar indignação. O texto teatral traz à tona reflexões sobre questões políticas, sociais e humanas, levando o público a um profundo questionamento sobre suas próprias atitudes e responsabilidades. A obra se revela uma fábula que transcende o cenário do espetáculo para dialogar com a realidade que nos cerca.
Além das apresentações do espetáculo, a Cia.Cisco promove uma oficina e uma mesa pública como parte do projeto “Escambo: Rede Parente”. A oficina “A escuta do corpo” e a mesa “O trabalho do intérprete teatral como ofício” propõem reflexões e práticas relacionadas ao universo teatral, ampliando o debate e a formação dos artistas. A programação integra a Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz e promete enriquecer o cenário cultural de Belém.
Serviço:
– Espetáculo “Com os bolsos cheios de pão”: 29 e 30 de março, às 20h, com distribuição de ingresso a partir de 14h;
– Oficina “A escuta do corpo”: dia 30 de março, das 9h às 13h, inscrições abertas;
– Mesa Pública “O trabalho do intérprete teatral como ofício”: 30 de março, às 17h, inscrições abertas.
Toda a programação acontece no Teatro Margarida Schivasappa, na Fundação Cultural do Pará – FCP, localizada na Av. Gentil Bitencourt, 650. Venha participar desse momento rico de reflexão e arte!