Coligação “A Mudança é Agora”, de Caiado, participa de encontro nordestino no Entorno do DF

O senador Ronaldo Caiado (DEM), líder da coligação “A Mudança é Agora” e candidato ao governo de Goiás, participou na tarde deste domingo (19) do 4º Encontro Nordestino de Cidade Ocidental, no Entorno do Distrito Federal. Acompanhado dos candidatos ao Senado Wilder Morais (DEM) e Jorge Kajuru (PRP).

Realizado na feira coberta da cidade, o encontro tem ganhado reconhecimento em Goiás e no Distrito Federal, reunindo centenas de nordestinos que moram na região com comidas e bebidas típicas, além de música regional, como o forró, baião, xote e frevo.

O representante da coligação “A Mudança é Agora” destacou a importância de manifestações culturais como o encontro, que mantém viva as raízes do povo brasileiro. “No Congresso Nacional tenho sido um grande defensor de todas as tradições culturais de nosso País. Tenho muito orgulho disso, pois sei o quanto é importante cultivarmos nossas raízes. E o Nordeste brasileiro, com toda a sua riqueza cultural, tem muita convergência com o Estado de Goiás”, destacou o candidato.

Ronaldo Caiado agradeceu o apoio que tem recebido em toda a região e disse que o Entorno foi abandonado pelo atual governo do PSDB, que levou a região a ser uma das regiões mais violentas do Brasil. O candidato salientou que Luziânia e Formosa estão, hoje, na lista das cidades com maior número de homicídios do País e se comprometeu a dar atenção prioritária, em especial, ao transporte e à geração de emprego.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp