No próximo domingo, 6, um ato em defesa da anistia para os envolvidos nos eventos do 8 de Janeiro será realizado na Avenida Paulista, em São Paulo. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) fez um apelo às mulheres que participarão do evento: “Levem a arma que ameaçou a democracia, um batom.”
O pedido faz uma alusão ao caso de Débora Rodrigues dos Santos, uma cabeleireira que pichou a estátua “A Justiça” em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) usando um batom. Débora escreveu “perdeu, mané” na estátua, uma expressão usada pelo presidente do STF, Roberto Barroso, em uma interação com um manifestante em Nova York em novembro de 2022.
O ministro Alexandre de Moraes votou pela condenação de Débora a 14 anos de prisão, com 12 anos e 6 meses em regime fechado. O ministro Luiz Fux suspendeu o julgamento, anunciando que revisará a pena.
Michelle Bolsonaro também mencionou o caso indiretamente em um vídeo, destacando que mães e esposas estão sendo separadas de suas famílias. O ato do dia 6 busca mobilizar apoio para a anistia dos envolvidos nos eventos do 8 de Janeiro.