Press "Enter" to skip to content

Projeto disque denúncia via Whatsapp melhora trabalho da PM em Anápolis

Última atualização 18/03/2017 | 12:11

O 28° Batalhão da Polícia Militar em Anápolis está utilizando a tecnologia e a facilidade proporcionada pelas redes sociais para melhorar o serviço de atendimento a população. O Batalhão conta com um número de disque denúncia via Whatsapp. Nele o cidadão pode entrar em contato com a polícia para relatar crimes que estiverem ocorrendo.

O Major Rodrigo Bispo falou sobre como o projeto foi idealizado: “Existe a necessidade e o aplicativo oferece uma facilidade para a PM no que diz respeito à denúncia de crimes que estiverem ocorrendo. Diante dessa situação e como esses assuntos não são tratados como emergência pelo 190, nós iniciamos esse projeto como disque denúncia. O cidadão pode passar fotos, áudios e até localização do ocorrido”.

A polícia recebe várias denúncias ao longo do dia pelo aplicativo. “Todos os dias recebemos entre 25 e 35 denúncias. E como sempre temos equipes nas ruas, nós priorizamos algumas denúncias. As equipes trabalham em média com 15 demandas. Após concluir uma ocorrência, a equipe é deslocada para a próxima”.

O anonimato é garantido à pessoa que fizer a denúncia. “Como recebemos uma grande demanda, esse número não é registrado na ocorrência. Só trabalhamos com a informação. No 190 é preciso registrar, aqui não”, afirmou o Major.
Segundo Bispo, ligações feitas para atrapalhar o serviço da polícia como os trotes, ainda não ocorreram. “Como a pessoa precisa de crédito, o número de trote é zero. Até hoje não registramos trote. Em caso de recebermos algo que não acreditamos que seja relevante, nós bloqueamos o número”.

De acordo com Rodrigo, o cidadão que fez a denúncia recebe uma resposta da polícia quando a ocorrência é concluída. “Geralmente quando o trabalho é concluído, e resulta em uma ocorrência como detenção apreensão, nós respondemos o cidadão com informações, inclusive da própria divulgação que fazemos pelas redes sociais”.

O Major informou que a intenção é no futuro expandir para outros números, o disque denúncia. No momento não é necessário, pois as denúncias vêm geralmente por mensagens e não através de ligações do aplicativo. O número do disque denúncia é: (62) 9-9482-1480.