Projeto disque denúncia via Whatsapp melhora trabalho da PM em Anápolis

O 28° Batalhão da Polícia Militar em Anápolis está utilizando a tecnologia e a facilidade proporcionada pelas redes sociais para melhorar o serviço de atendimento a população. O Batalhão conta com um número de disque denúncia via Whatsapp. Nele o cidadão pode entrar em contato com a polícia para relatar crimes que estiverem ocorrendo.

O Major Rodrigo Bispo falou sobre como o projeto foi idealizado: “Existe a necessidade e o aplicativo oferece uma facilidade para a PM no que diz respeito à denúncia de crimes que estiverem ocorrendo. Diante dessa situação e como esses assuntos não são tratados como emergência pelo 190, nós iniciamos esse projeto como disque denúncia. O cidadão pode passar fotos, áudios e até localização do ocorrido”.

A polícia recebe várias denúncias ao longo do dia pelo aplicativo. “Todos os dias recebemos entre 25 e 35 denúncias. E como sempre temos equipes nas ruas, nós priorizamos algumas denúncias. As equipes trabalham em média com 15 demandas. Após concluir uma ocorrência, a equipe é deslocada para a próxima”.

O anonimato é garantido à pessoa que fizer a denúncia. “Como recebemos uma grande demanda, esse número não é registrado na ocorrência. Só trabalhamos com a informação. No 190 é preciso registrar, aqui não”, afirmou o Major.
Segundo Bispo, ligações feitas para atrapalhar o serviço da polícia como os trotes, ainda não ocorreram. “Como a pessoa precisa de crédito, o número de trote é zero. Até hoje não registramos trote. Em caso de recebermos algo que não acreditamos que seja relevante, nós bloqueamos o número”.

De acordo com Rodrigo, o cidadão que fez a denúncia recebe uma resposta da polícia quando a ocorrência é concluída. “Geralmente quando o trabalho é concluído, e resulta em uma ocorrência como detenção apreensão, nós respondemos o cidadão com informações, inclusive da própria divulgação que fazemos pelas redes sociais”.

O Major informou que a intenção é no futuro expandir para outros números, o disque denúncia. No momento não é necessário, pois as denúncias vêm geralmente por mensagens e não através de ligações do aplicativo. O número do disque denúncia é: (62) 9-9482-1480.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia desmantela esquema nacional de golpes bancários

Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagra a Operação Falsa Central, uma ação coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridos 95 mandados judiciais em todo o país — 58 de busca e apreensão e 37 de prisão —, além do bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo.

A operação, nesta quinta-feira (21/11), que contou com apoio das polícias civis de São Paulo, Pernambuco, Pará, Piauí e Ceará, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no golpe da falsa central bancária. O esquema causou prejuízos de aproximadamente R$ 200 mil a 27 vítimas identificadas apenas em Goiás.

O delegado William Bretz, chefe do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Deic), conta que a Operação terá desdobramentos.

“A partir da análise do número 0800 usado no golpe, os investigadores descobriram outras 449 linhas vinculadas ao grupo, sugerindo um esquema de alcance nacional. Embora a primeira fase da operação tenha focado nas vítimas goianas, há indícios de centenas de outras vítimas em diferentes estados, que serão o alvo das próximas etapas”, disse.

Os envolvidos responderão por crimes como fraude eletrônica, furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem chegar a 29 anos de prisão. As investigações continuam sob responsabilidade do Gref/Deic de Goiás.

Alerta à população:

A Polícia Civil orienta que a população desconfie de mensagens ou ligações suspeitas sobre compras não reconhecidas e que jamais realize transações ou forneça dados pessoais sem antes confirmar diretamente com seu banco.

Em casos suspeitos, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência imediatamente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp