Guarda quebra vidro de carro para resgatar cachorro deixado no calor em Joinville, SC
Um guarda municipal precisou quebrar o vidro de um carro com o braço para resgatar um cachorro preso dentro do veículo em Joinville, no Norte de Santa Catarina, DE, nesta quarta-feira (2) (assista acima). O tutor do cão foi preso em flagrante por maus-tratos, informou o delegado Fábio Baja, responsável pelo caso.
Segundo a Epagri/Ciram, órgão estadual que monitora as condições do tempo, os termômetros passaram dos 30°C durante a tarde na cidade.
Segundo a prefeitura, a medida foi necessária porque o cão havia deixado de responder aos chamados dos guardas e da população que acompanhou o caso.
“Os guardas municipais estavam monitorando o cachorro, mas, quando viram que ele começou a passar mal, quebraram o vidro e prestaram socorro”, elaborou o delegado.
O responsável pelo veículo chegou ao endereço às 12h09 e só retornou às 13h20, quando o animal já havia sido retirado, segundo a prefeitura, que analisou câmeras de monitoramento. O delegado afirmou que o cão ficou dentro do carro até perto de 13h.
Após o resgate, uma guarda municipal ficou responsável por manter o cão hidratado. Em seguida, o animal foi levado ao Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) para passar por avaliação. Ele chegou ao local com a temperatura corporal próxima de 40 graus e passou por procedimentos de hidratação e controle da temperatura. O estado de saúde é considerado estável.
O tutor do cão já foi encaminhado ao presídio, conforme o delegado.