Discurso de 25 horas, tour e vitória no judiciário: democratas tentam reagir
Em meio à crise, figuras do partido tentam reenergizar eleitores e comemoram vitória em estado conquistado por Trump no ano passado. No momento em que Donald Trump implementa suas políticas, a oposição tem sofrido críticas pela falta de organização e de posicionamentos mais contundentes. Mas uma importante vitória no judiciário em Wisconsin pareceu dar fôlego aos democratas.
O resultado foi anunciado na mesma noite em que o senador de Nova Jersey Corey Booker passou mais de 25 horas ininterruptas discursando no Congresso e em meio a uma turnê conjunta do senador por Vermont Bernie Sanders e da deputada por Nova York Alexandria Ocasio-Cortez. Em Wisconsin, a juíza liberal Susan Crawford derrotou o conservador Brad Schimel e conquistou um assento na Suprema Corte estadual, apesar de milhões de dólares investidos na campanha de Schimel por Elon Musk.
No dia seguinte à vitória, rumores de que Musk poderia deixar o governo ganharam força. O resultado do pleito no judiciário animou os democratas; além do fator Musk, Wisconsin é um estado-pêndulo, determinante para a eleição presidencial, os republicanos vinham ganhando cada vez mais território.
Na mesma noite, no Congresso em Washington, D.C., Cory Booker discursava por mais de 25 horas ininterruptas, tentando demonstrar justamente aquilo que tantos alegam faltar hoje na oposição: vigor. Foi o discurso mais longo na história do Senado americano. A fala misturou críticas às políticas de Donald Trump e reflexões sobre o próprio partido democrata.
Enquanto isso, duas figuras da ala mais progressista do partido decidiram sair às ruas. Bernie Sanders e Alexandria Ocasio-Cortez (AOC) estão viajando juntos pelo país na “Fighting Oligarchy Tour”, “Turnê Lutando Contra a Oligarquia”, em tradução literal. A aposta é de energizar as bases voltando para as ruas. “Isso não é só sobre os republicanos. Precisamos de um partido democrata que lute mais por nós também”, disse AOC em um dos eventos, no dia de 20 de março, em Las Vegas.