Mastriani na frente? Entenda briga entre centroavantes do Botafogo e ausência de Rwan Cruz
Igor Jesus, titular do posto, cumprirá suspensão em duelo da Libertadores; uruguaio recém-contratado foi opção em vitória sobre o Juventude
Nos minutos finais de Botafogo 2 x 0 Juventude, [https://ge.globo.com/rj/futebol/brasileirao-serie-a/jogo/05-04-2025/botafogo-juventude.ghtml] Igor Jesus saiu ovacionado para a entrada de Mastriani no estádio Nilton Santos. Somando seus primeiros minutos pelo Alvinegro, o uruguaio pode ser o substituto do camisa 99 contra o Carabobo, pela Libertadores – Igor terá de cumprir suspensão após ser expulso diante da Universidad de Chile. Seria o recém-contratado o reserva imediato entre os centroavantes? E o que justifica a ausência de Rwan Cruz?
Renato Paiva explica disputa no ataque do Botafogo e ausência de Rwan Cruz [https://s02.video.glbimg.com/x240/13494001.jpg]
Mastriani foi contratado pelo Botafogo [https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/] por empréstimo até o fim de 2025, com opção de compra fixada. A chegada do jogador de 31 anos, aos olhos da diretoria alvinegra, preencheu uma lacuna no elenco: a de um camisa 9 mais fixo na área, de último toque. Neste momento, o entendimento é de que o clube está bem servido de centroavantes com características distintas.
Além de Igor, Mastriani e Rwan Cruz, há ainda a opção por Elias Manoel – que estreou na derrota para a Universidad de Chile, na última quarta-feira, e também tem histórico de utilização como ponta na base do Grêmio. O jovem Kayke tem se dividido entre compromissos do Brasileiro sub-20 e treinos com o time profissional, e é outro nome já mencionado pelo técnico Renato Paiva.
Mas e Rwan Cruz? A ausência do jogador nos jogos do Brasileiro virou assunto entre torcedores; na Libertadores, ele foi opção no banco de reservas contra La U, mas não entrou em campo. O Botafogo investiu cerca de 8 milhões de euros (R$ 48,3 milhões na cotação da época) para contratá-lo junto ao Ludogorets, da Bulgária.
Antes da estreia contra o Palmeiras, Rwan Cruz perdeu quase uma semana completa de treinos no Espaço Lonier. O atacante está em processo de obtenção da cidadania búlgara e, com anuência do Botafogo, tem lidado com a burocracia nos últimos dias – o que inclui viagens ao país europeu.
Rwan já retornou ao Rio de Janeiro, mas voltou a se ausentar na lista de relacionados para o duelo contra o Juventude, novamente pela questão pessoal. Além das atividades perdidas devido à burocracia, o técnico Renato Paiva também citou uma necessidade de adaptação do jogador ao futebol brasileiro.
O Botafogo volta a campo nesta terça-feira, às 19h, para enfrentar o Carabobo, da Venezuela. Atual campeão, o Alvinegro busca sua primeira vitória na Conmebol Libertadores após perder na estreia para a Universidad de Chile, em Santiago.