Trump afirma que tarifação é “uma coisa muito linda” para os EUA
Trump saiu novamente em defesa das tarifas que ele impôs a 117 países. A declaração acontece após milhares de americanos irem às ruas
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a defender a tarifação aplicada por ele a 117 países ao redor do mundo, anunciada na última quarta-feira (2/4), chamando as tarifas de “uma coisa muito linda” para a América. A declaração de Trump, no domingo (6/4), vem um dia depois que milhares de norte-americanos protestaram nas ruas em mais de 1.000 cidades em todo o país contra a administração trumpista.
“Temos enormes déficits financeiros com a China, a União Europeia e muitos outros. A única maneira de resolver esse problema é através das tarifas, que agora estão trazendo dezenas de bilhões de dólares para os EUA. Elas já estão em ação e são algo maravilhoso de se ver. O superávit com esses países cresceu durante o governo do sonolento Joe Biden”, escreveu Trump em sua rede Truth Social.
O presidente ressaltou que seu governo irá reverter rapidamente o déficit fiscal dos EUA. “Vamos mudar isso, e mudar rapidamente. Em algum momento, as pessoas perceberão que as tarifas, para os Estados Unidos da América, são algo muito bonito”, afirmou Trump.
Donald Trump anunciou uma série de tarifas sobre os produtos importados de 117 países pelos EUA. Ele nomeou a medida como “Dia da Libertação”. O Brasil foi taxado em 10%, a menor entre as taxas aplicadas pelos EUA. Os mercados de ações dos EUA caíram e o dólar americano atingiu a menor cotação em seis meses. A União Europeia e diversos outros países prometeram retaliação. A China anunciou que irá impor tarifas recíprocas de 34% aos EUA.