Programa Trabalho Jovem SETRES: Inscrições Abertas para Empresas no Maranhão

programa-trabalho-jovem-setres3A-inscricoes-abertas-para-empresas-no-maranhao

A Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (SETRES) está com as inscrições abertas para as empresas que tenham interesse em participar do Programa Trabalho Jovem no Maranhão, mais especificamente, o “Programa Trabalho Jovem – Eixo Auxílio à Contratação”. O prazo para se inscrever vai até o dia 1º de maio e podem participar do programa jovens com idades entre 17 e 25 anos, Microempreendedores Individuais (MEI), além de micro, pequenas e médias empresas.

Nesta edição do programa, estão sendo ofertadas 4 mil vagas, um número que supera a soma dos últimos quatro anos. Até o ano de 2024, o Programa Trabalho Jovem já proporcionou a inserção direta no mercado de trabalho de um total de 3.560 jovens. A partir da data de lançamento, as empresas interessadas em participar poderão realizar suas inscrições.

As empresas que desejam se habilitar para participar do programa, que oferece um auxílio financeiro de R$ 1 mil para cada contratação de jovens entre 17 e 25 anos, devem acessar o link de inscrição disponível no site da Setres.

Em 2024, o programa alcançou a participação de 83 municípios do estado e contou com 343 empresas inscritas. Com a abertura de 4 mil vagas em 2025, espera-se que o total de jovens inseridos no mercado de trabalho chegue a 7.560, proporcionando uma primeira experiência profissional para muitos deles. Após o cadastramento das empresas, a inscrição dos jovens será realizada por meio da rede Sine. Nos municípios não atendidos pelo Sine, o cadastro dos jovens será feito pelas próprias empresas.

Com o lançamento do Edital do Trabalho Jovem Emergencial neste ano pelo Governo do Estado, que oferece 325 vagas para os municípios de Carolina, Estreito e Porto Franco, devido às obras de reparo na Ponte Juscelino Kubitschek, as oportunidades de emprego podem aumentar. Além disso, o edital de 2025 prevê cotas específicas para mulheres, população negra e quilombola, públicos prioritários para a inclusão social e que serão beneficiados com essas cotas no programa.

Portanto, o Programa Trabalho Jovem no Maranhão surge como uma oportunidade tanto para os jovens em busca de inserção no mercado de trabalho quanto para as empresas que desejam contribuir para a formação profissional e inclusão social desses jovens. Se você se encaixa nos requisitos para participar, não perca a oportunidade de se inscrever e fazer parte dessa iniciativa.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp