Diego Merino: o técnico sensação do Carabobo na Libertadores 2024

diego-merino3A-o-tecnico-sensacao-do-carabobo-na-libertadores-2024

Aos 36 anos, o técnico espanhol Diego Merino é a sensação do Carabobo, adversário do Botafogo nesta terça-feira, em jogo da segunda rodada da fase de grupos da Libertadores, no Nilton Santos. O treinador, que assumiu o comando da equipe em 2024, conquistou o primeiro título da história do clube.

O Carabobo é um clube novo. Com apenas 28 anos de história, o time se classificou pela primeira vez para a fase de grupos da Libertadores. Nas outras quatro participações no torneio (2017/2018/2020/2023), os venezuelanos não passaram da fase prévia. Os feitos recentes do Carabobo carregam o nome do Diego Merino. O treinador espanhol chegou em 2024 e logo conquistou o torneio Apertura da Venezuela. Levou o time a mais duas finais locais, derrotado em ambas pelo Deportivo Táchira. Merino conta que a disputa da Libertadores é a mais importante de sua curta carreira.

A carreira de Diego Merino como treinador começou de forma precoce, aos 23 anos, depois de ele sofrer uma lesão séria no joelho e parar de jogar futebol. O espanhol comandou equipes de categorias de base de alguns clubes do seu país, como o Rayo Vallecano, antes de chegar ao Carabobo. Na estreia na Libertadores, o Carabobo perdeu em casa para o Estudiantes, da Argentina, por 2 a 0. Nesta terça-feira, o técnico espera uma atuação melhor contra o Botafogo. O gramado do Nilton Santos será uma novidade para o time venezuelano.

Diego Merino renovou por mais um ano com o Carabobo e vai emplacar a segunda temporada seguida, algo que só tinha acontecido no clube uma vez. O time venezuelano enfrenta o Botafogo, nesta terça-feira, às 19h (de Brasília), no estádio Nilton Santos. O treinador falou sobre a expectativa do confronto com o Botafogo, destacando o respeito pela história do clube brasileiro, mas também demonstrando a ilusão de fazer um bom trabalho e conquistar pontos na competição internacional.

O técnico destacou a importância de pontuar na Libertadores e fazer história com o Carabobo. Com uma trajetória marcada por trabalho árduo e muita dedicação, Merino revelou sua satisfação com os resultados do passado, mas também ressaltou a necessidade de almejar por conquistas maiores no futuro. Mesmo diante do desafio de atuar em um gramado sintético pouco familiar para a equipe venezuelana, Diego Merino mostrou-se animado e confiante para o confronto contra o Botafogo, buscando uma performance melhor do que na estreia do Carabobo na competição continental.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp