Manchester City busca receber R$ 150 milhões da Premier League por custas de processo
City travou briga na Justiça contra a Liga e venceu por não concordar com as regras para Transações entre Partes Associadas (APT). Decisão não afeta diretamente o “Julgamento do Século”
Veja as 10 ligas de futebol mais fortes do mundo
[https://s01.video.glbimg.com/x240/13010600.jpg]
Há dois meses, o Manchester City teve a confirmação de sua vitória sobre a Premier League em processo contra as regras para Transações entre Partes Associadas (APT). Nesta terça-feira, o jornal inglês The Times disse que clube busca receber 20 milhões de libras (R$ 150 milhões) da Liga pelas custas do processo. Uma audiência separada irá definir esse valor.
Dos 20 integrantes da Premier League, 16 se posicionaram a favor de regras mais rígidas sobre as APT em votação em novembro do ano passado, e a proposta foi aceita. Aston Villa, Manchester City, Newcastle e Nottingham Forest votaram contra.
Sheikh Mansour bin Zayed Al Nahyan, dono do Manchester City — Foto: Getty Images
O Manchester City, que tem como proprietário Sheikh Mansour, membro da família real de Abu Dhabi, processa desde junho a Premier League, acusando-a de “discriminação contra os proprietários do Golfo” e tentando pôr fim às regras APT. O objetivo da liga inglesa, segundo a própria, é que exista um equilíbrio maior entre empréstimos e outras transferências entre partes.
Essas regras são sobre como os clubes estabelecem acordos de patrocínio ou receitas relacionadas à sua propriedade. Os clubes votaram pela aprovação de regras mais rígidas sobre isso em fevereiro deste ano. Uma consequência da compra do Newcastle pelo fundo de investimentos da Arábia Saudita, em 2021. O objetivo era impedir a inflação de acordos de patrocínio ligados aos donos de clube.
O objetivo da Premier League é que exista um equilíbrio maior entre empréstimos e outras transferências entre partes. Uma avaliação de valor de mercado será feita daqui para frente para que o investimento de acionistas não seja fora de algo justo na visão da própria liga. Se a liga não considerar o valor justo, o empréstimo deve ser rescindido e alterado para que entre nos moldes da Premier League.
Enquanto isso, corre em paralelo a disputa do “Julgamento do Século”, em que o Manchester City é acusado de violações financeiras entre 2009 e 2018. Se for considerado culpado em algumas ou todas as acusações, o City poderá perder muitos pontos, ser rebaixado ou até mesmo expulso da liga.