“Botafogo aposta no crescimento de Jair para substituir Bastos na zaga da Libertadores”

22botafogo-aposta-no-crescimento-de-jair-para-substituir-bastos-na-zaga-da-libertadores22

Sem Bastos, Botafogo aposta no crescimento de Jair em sequência titular na zaga

Jovem de 20 anos tem sido opção em meio à ausência do angolano e deve disputar segundo jogo de Libertadores nesta terça-feira, contra o Carabobo

Aos 20 anos de idade, Jair terá, nesta terça-feira, mais uma amostra da responsabilidade que teve que assumir desde que chegou ao Botafogo. Com Bastos fora de combate e sem prazo para retorno devido a uma lesão no joelho, o jovem zagueiro deve ser o titular do Alvinegro em mais um duelo de Conmebol Libertadores. O clube carioca recebe o Carabobo, da Venezuela, às 19h (horário de Brasília).

Entenda como o Botafogo quer jogar com o Renato Paiva

A Libertadores ainda é uma novidade para o jovem zagueiro, que estreou no torneio sul-americano na última semana. O Botafogo debutou com derrota por 1 a 0 para a Universidad de Chile no Estádio Nacional de Santiago. O duelo no Chile foi o quarto de cinco jogos já disputados por Jair no Botafogo. Além da La U, ele entrou em campo em clássico contra o Vasco pelo Carioca, a volta da Recopa Sul-Americana contra o Racing e os jogos contra Palmeiras e Juventude pelo Campeonato Brasileiro.

O técnico Renato Paiva destacou o crescimento do zagueiro neste início de Botafogo, afirmando após o jogo contra o Juventude que “o Jair de hoje é melhor do que o de quatro jogos atrás”. Quando foi ao mercado, a cúpula alvinegra tinha ciência de que o jovem jogador ainda não estava pronto – mas a margem de ganho de desempenho foi um forte fator no negócio.

Além disso, o Botafogo considerou como alto o poder de entrega a curto prazo de Jair. O potencial de lucro em uma futura também pesou em favor do ex-Santos; internamente, há a expectativa de que o zagueiro possa ser negociado por mais que o dobro das cifras investidas. Jair foi contratado do Santos em janeiro de 2025 por 12 milhões de euros fixos (cerca de R$ 76,2 milhões, na cotação da época), além da transferência de Tiquinho Soares para o clube paulista. Ele era alvo antigo da diretoria do Botafogo, que já havia tentado contratá-lo no meio de 2024.

O Botafogo entra em campo às 19h desta terça-feira, no estádio Nilton Santos, para enfrentar o Carabobo. O duelo contra os venezuelanos é válido pela segunda rodada da Conmebol Libertadores. Para mais informações sobre o time, acesse o portal do Botafogo e fique por dentro de todas as novidades e notícias. Acompanhe também o podcast GE Botafogo para saber mais sobre os bastidores e curiosidades do clube.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp