O Ministério da Justiça vai criar um banco de IMEIs para recuperar celulares. A consulta de celulares roubados estará disponível gratuitamente na internet, conforme anunciou o secretário-executivo da pasta. Com a nova versão do programa “Celular Seguro”, o Ministério da Justiça vai estabelecer um banco de dados contendo IMEIs de todos os celulares brasileiros. O IMEI é um número único atribuído a cada aparelho celular, comparável ao chassi de um carro.
De acordo com o secretário-executivo do MJ, Manoel Carlos de Almeida Neto, a intenção é agilizar a recuperação de aparelhos com base nesse cadastro nacional, facilitando o trabalho das polícias estaduais. O banco de dados já conta com parceria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e de todas as operadoras de telefonia do país.
Além de viabilizar a recuperação de aparelhos roubados, o banco de IMEIs permitirá que os consumidores consultem gratuitamente a situação de um celular antes de comprá-lo. Todas as restrições, se houver, estarão disponíveis no sistema para consulta.
Na tela inicial da ferramenta, é possível encontrar a opção “Celulares com Restrição”. Ao selecioná-la, o usuário pode inserir o IMEI com 15 números ou utilizar a funcionalidade “Ler código de barras” para escaneamento. Com essa abordagem, a câmera do telefone será ativada automaticamente.
Essa plataforma está integrada ao programa Celular Seguro. Para realizar a consulta, o usuário precisa fornecer o IMEI do aparelho e em seguida receberá a informação desejada. O secretário do MJ mencionou que será realizada uma campanha nacional para incentivar os brasileiros a se cadastrarem e usufruírem da nova função de “recuperação” (representada por um botão laranja). Essa função permite bloquear o aparelho em caso de roubo, garantindo o acesso novamente após a recuperação.
Com base nesse sistema, o Ministério da Justiça notificará as polícias estaduais sobre a localização do aparelho roubado. Dessa maneira, a Polícia Civil iniciará uma investigação para rastrear os trajetos dos criminosos até a localização do celular. Ao ser recuperado, o dispositivo é devolvido ao legítimo proprietário do aparelho furtado ou roubado.