A produção de veículos no Brasil apresentou uma queda de 12,6% em março em comparação com fevereiro, totalizando 190.008 unidades fabricadas. No entanto, em relação ao mesmo período do ano anterior, a produção registrou uma diminuição de 2,9%. Os dados foram divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) nesta terça-feira (8).
No acumulado do primeiro trimestre, a produção de veículos no país teve um crescimento de 8,3%, alcançando cerca de 583 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus. A entidade responsável pelo levantamento também apontou que as vendas de veículos novos tiveram um aumento de 5,7% em março em relação ao mês anterior e de 4,2% na comparação anual, encerrando o trimestre com uma alta de 7,2%.
Em março, foram emplacados 195,5 mil veículos no país, totalizando 551,7 mil unidades no trimestre. As exportações de veículos também apresentaram um desempenho positivo, com um crescimento de 19% em março comparado ao mesmo período do ano anterior, totalizando 38,9 mil unidades exportadas. No acumulado do trimestre, as exportações saltaram 40,6%, atingindo 115,6 mil veículos enviados para o exterior.
Além disso, a Anfavea divulgou que o índice de vendas do varejo apresentou uma queda de 4% em março, conforme apontado pela Cielo. O ministro Tarcísio Gomes de Freitas, por outro lado, destacou que as tarifas dos EUA podem contribuir para acelerar o acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Já o Mercado Livre anunciou um investimento de R$ 34 bilhões no Brasil até 2025.
Em um cenário de retomada econômica após a crise causada pela pandemia, o setor automotivo no Brasil está se destacando com números positivos de produção, vendas e exportações. Os investimentos anunciados por grandes empresas, como o Mercado Livre, demonstram a confiança no potencial do mercado brasileiro. Com a recuperação econômica em curso, espera-se que o setor automotivo continue contribuindo para impulsionar a economia do país nos próximos meses.