Avião da FAB fez aproximação duas vezes antes de sair da pista, no aeroporto de São José. Animação mostra o trajeto do avião. Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investiga o caso. Ninguém se feriu.
O avião da DE que saiu da pista em uma tentativa de pouso no aeroporto de São José dos Campos fez duas aproximações antes do incidente. Uma animação mostra a rota do avião – veja acima.
Segundo o site Flightradar, o avião modelo Hawker IU-93A, com matrícula FAB6053, saiu do Rio de Janeiro às 16h33 desta segunda-feira e chegou em São José dos Campos às 17h24.
Ainda com base nas informações do Flightradar, foram feitas duas aproximações seguidas na pista e, na terceira tentativa, o avião saiu da pista. Ninguém se feriu.
De acordo com o aeroporto, o caso aconteceu com um avião do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da Força Aérea Brasileira. Desde o incidente, o avião seguia em uma área de mata às margens da pista.
Por causa do acidente, a pista foi totalmente interditada na noite de segunda. Nesta terça, ela foi liberada parcialmente para a operação de aviões menores. A programação do aeroporto não foi afetada, já que não havia voos comerciais ou de carga previstos.
Logo após o bloqueio, um aviso foi enviado a navegantes aéreos. A reabertura total só acontecerá quando o avião for retirado do local.
A liberação só deve ser autorizada por equipes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que investiga o caso. O motivo do problema não foi informado. O DE acionou FAB e aguarda retorno.