Ministro do STF diz que Bolsonaro tem pouca chance de reverter inelegibilidade, apesar de possível absolvição no processo criminal

ministro-do-stf-diz-que-bolsonaro-tem-pouca-chance-de-reverter-inelegibilidade2C-apesar-de-possivel-absolvicao-no-processo-criminal

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que não acredita na reversão do quadro de inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro, apesar de acreditar na possibilidade de sua absolvição no processo criminal em curso. O perfil de Moraes foi escrito e publicado pelo jornalista Jon Lee Anderson na última edição da revista The New Yorker.

Em uma entrevista, Moraes foi questionado sobre a possibilidade de Bolsonaro retornar ao poder, e ele ressaltou as condenações do ex-presidente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que resultaram na inelegibilidade do mesmo. Segundo Moraes, somente o Supremo Tribunal Federal teria a competência para reverter essas condenações, e ele não acredita que isso irá acontecer.

Moraes também falou sobre a possibilidade de Michelle Bolsonaro e um dos filhos do ex-presidente concorrerem à Presidência, com seu apoio. No entanto, o ministro destacou que nenhum deles tem as mesmas relações com as Forças Armadas que Bolsonaro tinha.

Em relação ao processo contra Bolsonaro por suposta tentativa de golpe para anular as eleições de 2022, Moraes afirmou que o julgamento está apenas começando e que a responsabilidade de cada pessoa envolvida será determinada no tribunal, quando apresentar sua defesa. Ele negou que Bolsonaro esteja enfrentando um julgamento parcial.

Na última semana, a Primeira Turma do STF aceitou a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra Bolsonaro e outros sete aliados, tornando o ex-presidente réu no processo. Moraes acredita que a narrativa de perseguição política e a alegação de inimizade pessoal estão em colapso diante das acusações.

Por fim, o ministro ressaltou que, apesar da possibilidade de absolvição de Bolsonaro no processo criminal, as condenações no TSE por inelegibilidade tornam improvável seu retorno ao poder. É importante aguardar o desenrolar dos acontecimentos para ter uma visão mais clara do cenário político brasileiro.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp