‘Precisamos de renovação’, diz Zacharias Calil

“O Brasil precisa de pessoas de bem, de gente séria na política para mudar, senão seremos comandados pelos maus. Precisamos de renovação e esse é o momento de participar”

Médico reconhecido internacionalmente pela cirurgia de separação de siameses decidiu se candidatar com o compromisso de contribuir com o resgate da ética na política. O médico Zacharias Calil (DEM) afirmou durante entrevista ao jornal Diário do Estado, que tem um novo desafio este ano. Reconhecido internacionalmente pelas cirurgias de separação de gêmeos siameses e pelo tratamento de hemangiomas, o cirurgião-pediátrico agora se candidata a deputado federal com o propósito de contribuir para a mudança ética na política do país. “O Brasil precisa de pessoas de bem, de gente séria na política para mudar, senão seremos comandados pelos maus. Precisamos de renovação e esse é o momento de participar”, destacou.

Entre suas principais propostas está em Zacharias o desejo de fazer mais pela saúde goiana e, principalmente, pelas crianças. “Cheguei num ponto de conforto da minha profissão, eu já tive minhas realizações com as grandes cirurgias. Agora chegou o momento de eu passar para outro lado, que seria, por exemplo, trabalhar pela construção de um hospital pediátrico em Goiás nos moldes de primeiro mundo, e a gente sabe que essas crianças precisam disso”, explicou. Além de trabalhar pela Saúde, o cirurgião pediátrico também pretende lutar pela Educação e Esportes. “Minha ideia é tirar o adolescente da rua. Ele tem que estar na escola, e pra tirá-los da rua, um dos caminhos é o esporte”, ressalta. O candidato ainda pretende trabalhar pela Bancada de Medicina, que já existe no Congresso, mas não tem expressão. “Já existe a bancada da bala, dos produtores rurais e precisamos de gente para lutar pela Saúde do país”, completou.

Trajetória

Durante muito tempo de estudo, além de ter seu próprio consultório, passou a trabalhar na rede pública, no Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia e se tornou referência para casos de alta complexidade, onde trabalha até hoje. Ex-chefe do Serviço de Cirurgia Pediátrica, onde trabalhou por cerca de 10 anos. Com isso pode desenvolver seu interesse pelas pesquisas e possibilidade de realizar grandes cirurgias, algumas inéditas à época, como o caso de separação das gêmeas esquiópagas Larissa e Lorraine.

Atualmente, já são 17 casos tratados no HMI que se tornou referência nacional e internacional para casos complexos como estes. Zacharias também desenvolveu um medicamento para o tratamento de Hemangiomas, que tem se destacado pela eficiência e baixo efeito colateral. Disponibilizado no HMI a custo zero, a técnica do médico goiano permite a crianças portadoras da doença retomar o convívio social, já que todo o tratamento é feito em instituição pública, sendo o único no país a oferecer as aplicações a laser. Esse tratamento ganhou repercussão internacional e, por conta dele, o médico goiano rodou o mundo dando palestras, inclusive em Harvard, nos Estados Unidos. Calil também é membro da Fundação Birthmark, com sede em Nova York, da qual é referência para tratamento de hemangioma para América do Sul.

Além da cirurgia de separação dos siameses e o tratamento de hemangiomas, Zacharias também desenvolveu novas técnicas para o tratamento da Hipertricose Lanuginosa Congênita, conhecida popularmente com o Síndrome do lobisomem. Os sucessos nos procedimentos fizeram com que o médico ganhasse repercussão internacional e, em 2014, o canal Discovery começou a gravar uma série de episódios sobre o trabalho do médico goiano. Zacharias hoje é aposentado em Brasília e ainda atua, por opção, no Hospital Materno Infantil, em Goiânia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp