Campanha de Marina Silva pede a eleitores material de propaganda

Por causa da falta de dinheiro, a campanha da candidata ao Plantão Marina Silva (Rede), começou a distribuir entre eleitores um manual de como imprimir material para propaganda dela.

A cartilha orienta seus apoiadores a procurar uma gráfica para a confecção e explica que um cidadão só pode gastar no máximo R$ 1.000 com despesas para ajudar um candidato (o limite exato é R$ 1.064, conforme resolução da Justiça Eleitoral).

Além disso, para evitar problemas, o documento ensina o voluntário a pesquisar no site da Receita Federal se a empresa que fará a impressão está autorizada. A nota fiscal tem que ser enviada para o comitê de Marina.

Os modelos de propaganda fornecidos incluem santinhos, cartazes, faixas de para-choque e “praguinhas” (adesivos em formato circular com o rosto da presidenciável e do vice, Eduardo Jorge).

Marina alega que faz uma campanha franciscana, dada a escassez de recursos e de estrutura. Ela está com um crowdfunding aberto na internet que arrecadou até agora quase R$ 249 mil. Do fundo eleitoral, recebeu R$ 5,6 milhões.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp