Influenciadores e PMs são presos em operação contra rifas ilegais na Bahia
Casais de “rifeiros” apontados como líderes do esquema também foram detidos. Cabe ressaltar que cinco policiais militares estão entre os 22 detidos pela Polícia Civil da Bahia, na manhã desta quarta-feira (9), na Operação “Falsas Promessas 2”, que tem como objetivo desmantelar uma organização criminosa envolvida em rifas ilegais e lavagem de dinheiro.
As prisões aconteceram na Região Metropolitana de Salvador e no interior do estado. Entre os detidos, encontra-se um casal apontado como líder do esquema e outros influenciadores. O casal foi preso em um condomínio na Estrada do Côco, em Salvador. Além disso, outros quatro suspeitos com posição de liderança foram encontrados em Vera Cruz, Juazeiro e na Região Metropolitana, juntamente com um suspeito preso no estado de São Paulo.
Durante a operação, cerca de 300 agentes cumpriram 22 mandados de prisão preventiva e executaram 30 mandados de busca e apreensão, além de seis medidas cautelares diversas da prisão. As investigações da Polícia Civil indicam que o grupo utilizava as redes sociais para divulgar rifas de alto valor, como veículos de luxo, sendo os sorteios manipulados para favorecer membros da própria organização. Vale ressaltar que o esquema contava com o apoio de empresas de fachada e laranjas como proprietários desses negócios, a fim de mascarar a origem dos valores obtidos.
Durante a ação, foram apreendidos veículos, relógios, dinheiro em espécie, celulares e notebooks. Além disso, a Justiça autorizou o sequestro de até R$ 10 milhões de cada um dos investigados, totalizando R$ 680 milhões em bloqueios. Os militares envolvidos são policiais da ativa e ex-integrantes da corporação, que atuavam fornecendo informações, realizando a segurança das atividades e operando diretamente as rifas. É importante destacar a gravidade da situação e a importância de combater essas práticas ilegais.