Mulher é vítima de golpe do aniversário e tem prejuízo de R$ 7 mil em Curitiba
No golpe do aniversário, criminosos se passam por empresas, entram em contato
com a vítima dizendo que vão enviar um presente e que a pessoa precisa pagar uma
taxa de entrega. Na hora do pagamento, cartão de crédito é clonado. Veja como
evitar ser vítima.
Atenção! Grupo aplica golpes com falsos presentes de aniversário
O que era para ser um dia de comemoração para a analista de saúde Danielli
Pereira terminou com frustração após ela ser vítima do golpe do aniversário e
perder R$ 7 mil, em Curitiba.
> “As pessoas até falam: ‘Ah, tem vergonha [de ter caído no golpe]’. Não, não é
> vergonha. É um sentimento de raiva de saber que as pessoas são maldosas”,
> desabafa.
No golpe do aniversário, os criminosos se passam por empresas e entram em contato no dia do aniversário
da vítima dizendo que vão enviar um presente e que a pessoa precisa pagar uma
pequena taxa de entrega.
Os golpistas dizem que não aceitam dinheiro em espécie ou pix e, na hora de
passar o cartão na máquina e digitar a senha, o cartão de crédito é clonado. O
golpista ainda pode gravar a senha da vítima, uma vez que a máquina pode recusar
o pagamento de propósito, como explica o delegado Emmanoel David.
“É uma máquina fake, falsa. Você vai colocar sua senha, se ela colocar uma
senha em qualquer um desses dispositivos, o criminoso vai ter a senha e vai
tentar várias transações. Algumas vão passar, algumas o banco vai bloquear,
porque foram repetidas demais, ou porque a pessoa não tem, por exemplo, fundos,
mas a pessoa vai ter prejuízos financeiros, vai ter que fazer um boletim de
ocorrência e se deslocar até uma delegacia de polícia”, detalha.
FRUSTRAÇÃO
De acordo com Danielli, ela não desconfiou ao receber a mensagem de um perfil
identificado como uma confeitaria famosa. A mensagem informava que ela iria
receber um bolo de presente, enviado por um remetente surpresa. Para receber o
pedido, ela teria que pagar uma taxa de entrega de R$ 5.
“Todo ano, no meu aniversário, minhas amigas, elas mandam um bolo ou flores ou
um presente. Então, por isso que não na hora eu não desconfiei”, conta.
Minutos depois da mensagem, um motoboy chegou até a casa de Danielli com uma
maquininha de cartão e solicitou o pagamento do frete. De acordo com ela, foram
várias tentativas para o pagamento, que deram erro repetidas vezes.
A vítima então pegou o cartão de crédito da mãe para tentar realizar o
pagamento. Com isso, o prejuízo foi dividido entre os dois cartões.
“É um sentimento horrível. Ainda não tinha caído a ficha, porque na hora que eu
voltei em casa, que o meu celular entrou no Wi-Fi, eu comecei a perceber que
estava vindo as compras. Eu liguei nesse telefone e falei: ‘Poxa, vocês mandaram
um motoboy que clonou meu cartão e está fazendo compras’. E a resposta era:
‘Não, senhora, imagina, pode vir até a loja aqui que nós vamos resolver'”, lembra.
COMO SE PROTEGER DO ‘GOLPE DO ANIVERSÁRIO’?
Rômulo Brasil, especialista em defesa do consumidor, diz que é preciso redobrar
a atenção ao receber brindes de forma presencial, ou mesmo clicar em links
desconhecidos, ou mensagens de texto.
“Ao se perceber que caiu no golpe, a orientação primeira é procurar o banco,
informar acerca daquela situação para que o banco, na tentativa de resolver
administrativamente, possa buscar possa apresentar uma solução ao consumidor. A
orientação é, em seguida, entrar em contato com as autoridades policiais”, diz o
especialista.