Saiba por que a Copa do Brasil pode ser a “salvação” para clubes menores – Premiações altas e democráticas!

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Entenda por que a Copa do Brasil pode ser a “salvação” para times “menores”

Premiação por classificação é alta

A Copa do Brasil é a competição nacional mais rentável e democrática do futebol brasileiro. Com mais de 92 equipes, o torneio pode render mais de R$100 milhões ao campeão, entretanto não apenas o campeão que se privilegia de seu impacto financeiro.

Atualmente na 3ª fase, a CBF realizou sorteio na última quarta (9). Clubes como Operário-PR, Aparecidense, Capital-DF, Maracanã-CE, Retro-PE, Brusque, Maringá, Botafogo-PB, Náutico, Vila Nova, CRB, CSA têm orçamentos modestos e ainda estão vivos na competição.

PREMIAÇÃO

O Maracanã, estreante da atual edição, arrecadou uma bolada milionária de premiação. A equipe cearense garantiu R$ 4,125 milhões com a classificação à terceira fase. Valor que representa quase 18x sua folha salarial, cerca de R$230 mil.

“A competição representa uma oportunidade única para diversos clubes ao redor do país. Para esses times, o torneio não é apenas uma chance de brilhar no campo, mas uma vitrine de marketing estratégica”, detalha Renê Salviano, especialista em marketing esportivo.

Outra equipe que também se privilegia das premiações do torneio é o Concórdia de Santa Catarina. O clube atualmente disputa a Série D do Campeonato Brasileiro e com a classificação à segunda fase da Copa do Brasil arrematou R$1,83 milhões que serão utilizados para melhorar as condições da categoria de base.

“A Copa do Brasil é uma das principais competições do país quando falamos em alcance e visibilidade para as marcas. A competição, além de atrair patrocinadores interessados no mercado nacional, permite que os clubes de menor expressão invistam em ações de marketing pontuais e, consequentemente, reestruturem suas finanças com a premiação recebida”, afirma Thales Mafia, Gerente de Marketing da Multimarcas Consórcios, atual patrocinadora do Atlético Mineiro.

AZARÕES

A disputa já teve campeões na segunda divisão em três ocasiões. Em 1991, o Criciúma derrotou o Grêmio na grande final, em 2004, o Santo André venceu o Flamengo dentro do Maracanã e se sagrou campeão, e em 2005, o Paulista de Jundiaí conquistou a competição sobre o Fluminense. Entretanto, os títulos não tinham o impacto financeiro e a competição não tinha o mesmo prestígio dos dias atuais.

Na terceira fase, o atual campeão, os clubes mais bem colocados da última edição do Campeonato Brasileiro, o campeão da Série B e os campeões da Copa Verde e do Nordeste se juntam aos 20 classificados da segunda fase, tornando mais difícil a tarefa dos clubes de menor expressão.

CONFIRA OS VALORES DE PREMIAÇÃO POR FASE DA COPA DO BRASIL 2025:

1ª fase | 80 clubes

Grupo I (Série A): R$ 1.543.500
Grupo II (Série B): R$ 1.378.125
Grupo III (clubes participantes da Série C, D e outros): R$ 830 mil

2ª fase | 40 clubes

Grupo I (Série A): R$ 1.874.250
Grupo II (Série B): R$ 1.543.500
Grupo III (clubes participantes da Série C, D e outros): R$ 1 milhão

3ª fase | 20 clubes + 12 clubes = 32 clubes

Grupo I (Série A): R$ 2.315.250
Grupo II (Série B): R$ 2.315.250
Grupo III (clubes participantes da Série C, D e outros): R$ 2.315.250

Oitavas de final

Grupo I (Série A): R$ 3.638.250
Grupo II (Série B): R$ 3.638.250
Grupo III (clubes participantes da Série C, D e outros): R$ 3.638.250

Quartas de final

Grupo I (Série A): R$ 4.740.750
Grupo II (Série B): R$ 4.740.750
Grupo III (clubes participantes da Série C, D e outros): R$ 4.740.750

Semifinal

Grupo I (Série A): R$ 9.922.500
Grupo II (Série B): R$ 9.922.500
Grupo III (clubes participantes da Série C, D e outros): R$ 9.922.500

Final (vice-campeão)

Grupo I (Série A): R$ 33.075.000
Grupo II (Série B): R$ 33.075.000
Grupo III (clubes participantes da Série C, D e outros): R$ 33.075.000

Final (campeão)

Grupo I (Série A): R$ 77.175.000
Grupo II (Série B): R$ 77.175.000
Grupo III (clubes participantes da Série C, D e outros): R$ 77.175.000

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