Três cidades paulistas terão novas eleições para prefeito. Veja quais
TRE de São Paulo marcou para 8 de junho as novas eleições para prefeitura. Eleitos foram impedidos pela Lei da Ficha Limpa
DE — As cidades de Mongaguá, no litoral paulista, Panorama e Bocaina, no interior, terão novas eleições para prefeitura. O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) definiu em sessão plenária que a votação acontecerá em 8 de junho.
Em Mongaguá, Paulo Wiazowski Filho (PP), prefeito eleito no pleito de outubro do ano passado, teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por improbidade administrativa.
O TSE entendeu que as falhas verificadas nas contas públicas encontradas pela Câmara dos Vereadores de Mongaguá em 2012, quando Wiazowski era prefeito, configurariam ato doloso de improbidade. Paulo Wiazowski Filho e seu vice Julio Cezar de Carvalho Silva Santos (PDT) receberam 14.459 votos (42,47%).
Panorama
Em setembro de 2024, a Justiça Eleitoral indeferiu o registro de candidatura de Edson de Assis Maldonado (Progressistas). Segundo o processo, Edson estava inelegível por causa de uma condenação por falso testemunho.
Apesar da pena ter sido extinta em janeiro de 2021, ele permanece inelegível, uma vez que ainda não decorreu o prazo de 8 anos previsto na Lei da Ficha Limpa. Edson de Assis Maldonado e seu vice Sleiman El Aissami (Podemos) receberam 2.787 votos (35,63%).
Bocaina
No caso de Bocaina, o TRE-SP, em votação unânime, negou provimento ao recurso de Moacir Donizete Gimenez (Republicanos) e manteve o indeferimento do registro de sua candidatura por uma condenação por ato de improbidade administrativa praticado com dolo, má-fé, lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito de terceiros. Moacir Donizete Gimenez e seu vice Darcy Marangoni (Republicanos) receberam 3.076 votos (48.39%).
ELEIÇÕES SUPLEMENTARES
Nos três municípios, a votação acontecerá das 8h às 17h. A 189ª Zona Eleitoral – Itanhaém é responsável pelas eleições do município de Mongaguá, que conta com 17 locais de votação e 147 seções eleitorais. Estão aptos a votar no pleito suplementar cerca de 50 mil eleitores.
A eleição de Panorama é responsabilidade da 175ª Zona Eleitoral – Tupi Paulista e será realizada em 6 locais de votação e 39 seções eleitorais. O eleitorado local é de cerca de 10 mil pessoas.
Em Bocaina, a responsabilidade pelas eleições é a 241ª Zona Eleitoral – Dois Córregos, que conta com 5 locais de votação e 31 seções eleitorais. Estão aptos a votar no pleito suplementar cerca de 8.600 eleitores.