Governador Zé Eliton recebe comitivas de El Salvador e Espanha

São valores e conceitos calçados na experiência, portanto é com muita alegria que recebo os amigos de El Salvador e amigos da Espanha”, afirmou o Governador José Eliton.

 

O governador José Eliton se reuniu, nesta quinta-feira (30), com integrantes da Missão EuroSocial (Programa social de Cooperação da União Europeia na América Latina) e da Fundação Esplai, de Barcelona, Espanha, no Palácio das Esmeraldas. O encontro foi marcado para as instuições conhecerem o trabalho da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renaspi) e a Rede Pró-Aprendiz. Em Goiânia, eles conhecerão o Programa Jovem Cidadão, executado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria Cidadã.

O encontro contou com a participação da ministra do Trabalho e da Previdência Social de El Salvador, Sandra Guevara, que tem agenda prevista de visitas ao Núcleo “Seu” Jaime e ao Conselho da Fundação Pró-Cerrado. “Fiquei muito feliz em ver os avanços e os investimentos realizados pelo governo do Estado na área de inclusão do Jovem Aprendiz. Levarei esse modelo de gestão e as experiências vividas para ser compartilhada em nosso país. Parabéns ao governador José Eliton por gerar oportunidades para quem mais precisa”, disse Sandra.

Também acompanharam a reunião o secretário de Cidadania, Murilo Mendonça, e o secretário-chefe para Assuntos Internacionais, Armando Melo e Santos. Segundo Armando, o Programa Jovem Cidadão foi criado no primeiro governo de Marconi Perillo, e proporcionou  ao jovem das camadas mais vulneráveis da sociedade a possibilidade de ter uma aprendizagem laboral ao mesmo tempo em que mantém os estudos.

O governador afirmou que está honrado em receber mais uma comitiva internacional em Goiás. “Oportunidade de trocar experiências e conhecer um outro modelo de gestão. O Brasil é muito novo enquanto nação, temos como referência a história espanhola e história Europeia, o Brasil faz parte do novo. São valores e conceitos calçados na experiência, portanto é com muita alegria que recebo os amigos de El Salvador e amigos da Espanha”, afirmou.

 

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Israel ataca aeroporto no Iêmen com diretor da OMS presente no local

Israel realizou ataques aéreos nesta quinta-feira, 26, contra o aeroporto internacional de Sanaa, capital do Iêmen, e outros alvos controlados pelos rebeldes huthis. As operações, que deixaram pelo menos seis mortos, ocorreram após os disparos de mísseis e drones pelos huthis contra Israel. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que o objetivo dos ataques é enfraquecer o que chamou de “eixo do mal iraniano”.

Os bombardeios atingiram o aeroporto de Sanaa e a base aérea de Al Dailami, além de instalações militares e uma usina de energia em Hodeida, no oeste do país. Testemunhas relataram ao menos seis ataques no aeroporto, enquanto outros alvos incluíram portos nas cidades de Salif e Ras Kanatib. Segundo o Exército israelense, as estruturas destruídas eram usadas pelos huthis para introduzir armas e autoridades iranianas na região.

Durante o ataque ao aeroporto de Sanaa, o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, estava presente. Apesar dos danos e vítimas relatados, Tedros afirmou estar “são e salvo”. No entanto, um membro da tripulação de seu avião ficou ferido. A comitiva da OMS e da ONU que o acompanhava não sofreu ferimentos graves.

O Irã, aliado dos huthis, condenou os ataques israelenses, classificando-os como um “crime” e uma violação da paz internacional. Os rebeldes huthis também denunciaram os bombardeios, chamando-os de uma “agressão contra todo o povo iemenita”.

Desde 2014, os huthis controlam grande parte do Iêmen, incluindo Sanaa, após a derrubada do governo reconhecido internacionalmente. A guerra, que se intensificou com a intervenção de uma coalizão liderada pela Arábia Saudita, transformou o conflito em uma das maiores crises humanitárias do mundo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp