Cidades do Ceará registram temperaturas de até 34°C e Funceme alerta para onda de calor

cidades-do-ceara-registram-temperaturas-de-ate-34degc-e-funceme-alerta-para-onda-de-calor

Cinco cidades do Ceará registraram temperaturas máximas de 34° C no último domingo, de acordo com a Plataforma de Coleta de Dados (PCD) da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Quixeré teve a maior temperatura, atingindo 34,9°C às 16h, seguido por Limoeiro do Norte com 34,8°C, Morada Nova com 34,7°C, Russas com 34,4°C e Jaguaruana com 34,3°C.

A Funceme apontou que a instabilidade atmosférica foi o principal fator para o aumento das temperaturas, dificultando a formação de nuvens densas e reduzindo a nebulosidade. Com o céu mais aberto, a radiação solar direta intensifica o calor, mesmo com chuvas pontuais em algumas áreas causadas por efeitos locais, como a atuação do sistema de brisa e a interação dos ventos com o relevo. No entanto, essas chuvas não foram suficientes para diminuir significativamente o calor.

Segundo a Funceme, a tendência é que o calor continue nos próximos dias, podendo se intensificar em algumas regiões. Isso ressalta a importância de cuidados com a exposição ao sol e a hidratação, especialmente para grupos mais vulneráveis. Para segunda-feira (14), a previsão é de chuvas passageiras e isoladas no litoral de Fortaleza, Cariri e Sul do Sertão Central e Inhamuns durante a madrugada e manhã. À tarde, são esperadas precipitações nas macrorregiões do Litoral Norte, Ibiapaba, interior do Litoral do Pecém e norte do Sertão Central e Inhamuns.

É essencial ficar atento à previsão do tempo e se proteger do calor, especialmente em regiões onde a temperatura tem sido mais elevada. Mantenha-se informado e cuide da sua saúde, evitando a exposição excessiva ao sol e mantendo-se bem hidratado. Com a atuação da Funceme, é possível acompanhar as mudanças climáticas e se preparar adequadamente para qualquer variação no clima.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp