Beija-Flor escolhe o Bembé do Mercado como enredo para o Carnaval de 2026

beija-flor-escolhe-o-bembe-do-mercado-como-enredo-para-o-carnaval-de-2026

O Carnaval de 2026 promete ser marcante com a escolha da Beija-Flor de Nilópolis de trazer o Bembé do Mercado como o enredo para o desfile. O Bembé do Mercado é considerado o maior candomblé de rua do mundo e acontece há 136 anos em Santo Amaro da Purificação, no recôncavo baiano. Reconhecido como Patrimônio Imaterial da Bahia e do Brasil, a manifestação religiosa e cultural agora busca a chancela de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. A Beija-Flor, atual campeã do Carnaval, pretende conquistar o bicampeonato com este enredo que valoriza a resistência e a fé do povo preto no Brasil.

A celebração do Bembé do Mercado existe desde 1889, um ano após a abolição da escravidão no Brasil, e reúne mais de 60 terreiros de matriz africana em uma extensa programação cultural ao longo de cinco dias. O ponto alto da festa é o xirê, seguido pelo cortejo e a entrega de presentes às divindades Iemanjá e Oxum, em agradecimento à liberdade conquistada. A escola de samba Beija-Flor desembarcou em Santo Amaro para uma imersão cultural na cidade, iniciando o processo de construção do enredo que será desenvolvido pelo carnavalesco João Vitor Araújo.

Para a comunidade da Beija-Flor, a escolha do Bembé do Mercado como enredo representa um orgulho e uma oportunidade de contar a história de resistência preta na Sapucaí. O carnavalesco destacou a conexão com a ancestralidade e a luta do povo preto proporcionada por este enredo de grande importância histórica e espiritual. A parceria entre a escola de samba e o Bembé do Mercado é vista como um marco histórico pelo babalorixá Pai Pote, representante da tradição centenária.

O Carnaval de 2026 terá a Beija-Flor como a segunda escola a desfilar na segunda noite de festa, compartilhando a Sapucaí com outras agremiações do Grupo Especial. A revelação do enredo para o próximo Carnaval faz parte do movimento de preparação para a folia, que terá as noites de desfile divididas em três datas consecutivas. A escolha do Bembé do Mercado como tema reflete o compromisso da Beija-Flor em valorizar a cultura e a história do povo preto brasileiro, buscando proporcionar uma celebração marcante e rica em significado para todos os foliões.

A Beija-Flor se une à Paraíso do Tuiuti, primeira escola do Grupo Especial a definir seu enredo para o Carnaval de 2026. Com temas que promovem a diversidade cultural e religiosa afro-brasileira, as escolas de samba se preparam para levar para a avenida toda a sua criatividade e paixão pelo Carnaval. A ordem dos desfiles já foi definida pela Liesa, organizadora do evento, e promete noites de espetáculo e emoção para todos os amantes da festa mais tradicional do Brasil.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp