Trump diz estar aberto a deportar criminosos “locais” para El Salvador
Segundo presidente americano, com a parceria atual com Bukele, os EUA podem
fazer as coisas “com menos dinheiro e ter uma grande segurança”
O presidente Donald Trump disse, na segunda-feira (14), que está aberto a
deportar cidadãos americanos considerados criminosos violentos.
“Se for um criminoso local, eu não tenho problema nenhum,” disse o presidente no
Salão Oval ao lado do presidente de El Salvador, Nayib Bukele, acrescentando que a Procuradora-Geral Pam Bondi está estudando as leis “agora mesmo.”
El Salvador concordou em abrigar criminosos violentos dos EUA e receber deportados de qualquer nacionalidade, anunciou o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em fevereiro, em um acordo sem precedentes – e legalmente problemático – que alarmou críticos e grupos de direitos humanos.
Trump revelou que é “totalmente a favor” disso porque, na sua opinião, com a parceria atual com Bukele, os EUA podem fazer as coisas “com menos dinheiro e ter uma grande segurança.”
Ele elogiou a forma como Bukele lida com um grande número de prisioneiros, dizendo que ele faz “um ótimo trabalho com isso.”
Trump acrescentou que os EUA também estão negociando com “outros.”
“E eu estou falando de pessoas violentas. Estou falando de pessoas realmente ruins. Pessoas realmente ruins. Tão ruins quanto as que estão entrando,” concluiu o presidente.