Balsas colidem após problema técnico durante travessia entre Santos e Guarujá;
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) informou que um problema no sistema de direcionamento fez com que uma embarcação desviasse do curso e colidisse com a outra. O acidente ocorreu durante a travessia entre DE e Guarujá, no litoral de São Paulo. Segundo a Semil, o incidente foi causado devido à força da maré, que fez com que a balsa se desviasse de sua rota original.
O fato aconteceu por volta das 20h de segunda-feira (14). De acordo com a Coordenação de Travessias da Semil, um passageiro acabou se desequilibrando e caindo com o impacto da colisão. O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou o resgate do homem, que estava com dores na região lombar. Ele foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Leste, onde recebeu cuidados médicos e foi constatado seu estado de saúde estável.
A Semil, em parceria com a Marinha, está investigando os detalhes do incidente, inclusive se houve danos a veículos que estavam a bordo das embarcações envolvidas na colisão. Imagens obtidas pelo DE mostram a perspectiva dos passageiros da balsa atingida. No vídeo, é perceptível a outra embarcação se aproximando em velocidade antes da colisão, o que evidencia as circunstâncias do acidente.
É importante ressaltar a pronta atuação dos órgãos competentes no resgate do passageiro ferido e na apuração dos fatos para esclarecer as causas e responsabilidades referentes à colisão das balsas na travessia entre Santos e Guarujá. A Semil exorta a segurança e a prevenção de acidentes como essa ocorrência, reforçando a importância de medidas eficazes de manutenção e controle de rota nas embarcações.
O episódio serve como alerta para a necessidade de rigorosos protocolos de segurança e manutenção nas travessias marítimas, visando a preservação da integridade dos passageiros e tripulantes. Ações preventivas e monitoramento contínuo podem evitar acidentes graves como o ocorrido entre as balsas em Santos e Guarujá. A Semil permanece atenta e empenhada em garantir a segurança e a qualidade do transporte aquaviário na região litorânea de São Paulo.