Alimentos ricos em potássio podem ajudar a controlar a pressão alta
A pressão alta afeta mais de 30% dos adultos em todo o mundo e é uma das principais causas de infarto e derrame. Bananas, brócolis, espinafre e outros alimentos ricos em potássio podem ser aliados importantes na hora de controlar a pressão alta. É o que mostra um novo estudo da Universidade de Waterloo, no Canadá — os resultados indicam que melhorar a proporção entre potássio e sódio na dieta pode ter mais efeito na pressão arterial do que simplesmente reduzir o sal. A pressão alta afeta mais de 30% dos adultos em todo o mundo e é uma das principais causas de infarto e derrame. A hipertensão também pode levar a problemas como doença renal crônica, insuficiência cardíaca e até demência.
“Normalmente, quando temos pressão alta, somos aconselhados a comer menos sal. Nossa pesquisa sugere que adicionar mais alimentos ricos em potássio à sua dieta, como bananas ou brócolis, pode ter um impacto positivo maior do que apenas cortar o sódio”, afirma Anita Layton, professora da Universidade de Waterloo e uma das autoras do estudo, publicado no periódico American Journal of Physiology – Renal Physiology. Fora a questão genética, fatores como consumo de álcool, cigarro, sal em grande quantidade, obesidade, colesterol alto, diabetes, idade avançada, estresse e sedentarismo também podem influenciar nos níveis de pressão arterial. Tontura, visão embaçada, dor de cabeça ou dor no pescoço são os principais sintomas relacionados à doença.
Outros sintomas comuns em quem tem pressão alta são: zumbido no ouvido, visão dupla ou embaçada, dor na nuca e na cabeça, sonolência, palpitações, enjoo e pequenos pontos de sangue nos olhos. A pressão alta é responsável por problemas graves de saúde como AVC, insuficiência cardíaca e perda da visão. Ao desconfiar que se tem a doença, o indicado é aferir a pressão sanguínea com um aparelho próprio, em casa ou na farmácia. Apesar da gravidade, a pressão alta pode ser controlada. Hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos, alimentação saudável, evitar situações que possam causar estresse, diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, manter o peso e o colesterol sob controle e evitar drogas que aumentem a pressão arterial (como cafeína, antidepressivos e corticoides) podem ajudar no controle da pressão.
A pressão alta, também conhecida como hipertensão, é uma doença que ataca o coração, os vasos sanguíneos, os olhos, o cérebro e pode afetar drasticamente os rins. É causada quando a pressão fica frequentemente acima de 140 por 90 mmHg. Fora a questão genética, fatores como consumo de álcool, cigarro, sal em grande quantidade, obesidade, colesterol alto, diabetes, idade avançada, estresse e sedentarismo também podem influenciar nos níveis de pressão arterial. Tontura, visão embaçada, dor de cabeça ou dor no pescoço são os principais sintomas relacionados à doença. Outros sintomas comuns em quem tem pressão alta são: zumbido no ouvido, visão dupla ou embaçada, dor na nuca e na cabeça, sonolência, palpitações, enjoo e pequenos pontos de sangue nos olhos.
O potássio e o sódio são eletrólitos, substâncias que ajudam o corpo a realizar funções básicas como controlar o volume de água no organismo e enviar sinais elétricos para contrair os músculos. O equilíbrio entre os dois minerais é essencial para manter a pressão arterial dentro dos níveis ideais. Segundo Melissa Stadt, principal autora do estudo, a forma como o corpo reage a esses elementos pode ter raízes evolutivas. O problema é que hoje, nas dietas ocidentais, o padrão se inverteu: consumimos muito mais sódio, principalmente por causa de alimentos ultraprocessados, e pouco potássio. Isso ajuda a explicar por que a hipertensão é mais comum em sociedades industrializadas do que em comunidades isoladas, com alimentação baseada em produtos naturais.