A Polícia Federal prendeu em flagrante um idoso de 70 anos na manhã desta terça-feira,15, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, por apologia ao nazismo. O homem é investigado por vender pela internet diversos itens com símbolos associados ao regime nazista, como a suástica.
A ação foi conduzida por agentes da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (Deleciber), que cumpriram um mandado de busca e apreensão expedido pela 8ª Vara Criminal Federal do Rio. Durante a operação, foram encontrados na casa do investigado bandeiras, revistas, moedas e outros objetos com referências ao nazismo.
As investigações tiveram início após a PF receber uma denúncia feita por uma organização não-governamental, que identificou uma página online destinada à comercialização dos itens. Após análise dos dados digitais, os policiais confirmaram que o suspeito ainda mantinha a atividade ilegal no ar.
Com base no material encontrado durante o cumprimento do mandado, o idoso foi preso em flagrante e vai responder pelo crime de apologia ao nazismo, cuja pena prevista é de até cinco anos de prisão, além de multa.
A propagação de ideologias nazistas é considerada crime no Brasil e também vem sendo amplamente condenada em fóruns internacionais. Em janeiro de 2022, por exemplo, a Assembleia-Geral da ONU aprovou uma resolução contra o negacionismo e a distorção do Holocausto, alertando sobre o uso das redes sociais para disseminar esse tipo de conteúdo.