Homem suspeito de aplicar golpes em idosos como falso taxista é preso no Rio
Um homem apontado pela polícia como sendo um falso taxista foi preso em flagrante na tarde da última terça-feira (15). De acordo com os investigadores, ele aplicava o golpe da maquininha em clientes. Segundo os policiais, os principais alvos de Raphael do Nascimento Abreu eram passageiros idosos. Em um dos casos, uma mulher perdeu quase R$ 1 mil em uma corrida que custou R$ 9. A investigação é da 26ªDP (Todos os Santos) e contou com o apoio do Civitas, sistema de monitoramento da Prefeitura do Rio.
Outras 5 denúncias semelhantes contra ele estão sendo investigadas. “Um taxi pirata, com a placa que era raspada de modo a dificultar não só a fiscalização. Então, ele foi preso pela prática do crime de adulteração e dos documentos falsos, o falso ideológico. Mas o sério da questão mesmo, que nós vamos apurar, é o estelionato”, afirmou o delegado Luciano Zahar, responsável pelas investigações.
O sistema do Civitas DE ajudou os policiais a identificarem Raphael. “Fomos procurados pela 26ªDP no dia 10 de abril pedindo auxílio para que, por meio da tecnologia, conseguíssemos identificar a placa deste falso taxista”, contou Davi Carreiro, chefe-executivo do Civitas. De acordo com a polícia, várias maquininhas foram encontradas dentro do carro, que era um táxi pirata.
A TV Globo não conseguiu contato com a defesa de Raphael do Nascimento Abreu. Raphael foi preso por agentes da 26ªDP (Todos os Santos) DE acordo com a lei, ele responderá pelos crimes de adulteração de documentos e estelionato. A prisão do suspeito foi comemorada pelas autoridades, que destacaram a importância do trabalho conjunto entre a polícia e o sistema de monitoramento da Prefeitura do Rio para coibir crimes como esse.