Roberto Jefferson pode receber alta após quase dois anos de internação, informa hospital ao STF

hospital-samaritano-sugere-tratamento-domiciliar-para-roberto-jefferson.-stf-analisa-caso

O Hospital Samaritano Botafogo, no Rio de Janeiro, informou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que o ex-deputado Roberto Jefferson pode receber alta hospitalar. Jefferson está internado desde junho de 2023 e segue preso preventivamente desde outubro de 2022. Ele foi autorizado a realizar tratamento médico no hospital no ano seguinte à sua prisão.

Antes de decidir, Moraes determinou que o hospital apresentasse informações sobre o estado de saúde de Jefferson e a possibilidade de desinternação. Um relatório afirma que existe a possibilidade de tratamento domiciliar, se seguidas as orientações propostas. A defesa argumenta que a prisão domiciliar é necessária devido ao risco à saúde de Jefferson no ambiente prisional.

Condenação

A condenação de Jefferson ocorreu após denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), que afirmou que o político incentivou a população a invadir o Senado e a realizar “vias de fato” contra senadores. Durante as investigações, ele foi preso e resistiu à ordem de detenção, atacando policiais.

Jefferson foi condenado pelo STF a nove anos de prisão por atentado ao exercício dos Poderes, calúnia, homofobia e injúria. A defesa do ex-deputado solicitou ao ministro Alexandre de Moraes que a prisão seja convertida em domiciliar, com autorização para internações, se necessárias.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp