Mel produzido em SC conquista medalha de ouro em premiação internacional em Paris; conheça
Produto de empresa de Araranguá, no Sul do estado, foi premiado na categoria “qualidade” do Paris International Honey Awards 2025.
O mel produzido por uma empresa de Araranguá, no Sul de Santa Catarina, teve a qualidade mundialmente reconhecida neste mês no Paris International Honey Awards 2025, que ocorre anualmente na França.
Estreando no concurso, a Apis Nativa conquistou a medalha de ouro na categoria “qualidade” com o “Mel Sabor Suave”, da linha Special Reserve Célio Silva. O mel araranguaense é do tipo multiflores, produzido por abelhas a partir do néctar coletado de várias plantas. Com cor clara e sabor suave e aveludado, ele foi o único brasileiro premiado com a medalha na categoria.
O diretor da empresa, Tarciano Santos da Silva, conta que foi necessário selecionar as melhores amostras de méis e combiná-las para chegar ao produto final. A medalha, de acordo com ele, também expressa “a riqueza e a biodiversidade do nosso país”.
A avaliação, de acordo com a empresa, é feita por 12 sommeliers, que analisam as seguintes características: cor, aroma, apresentação, consistência e sabor.
O mel de Santa Catarina é exportado e consumido em outros cinco países.
“Como a gente recebe muito mel e entende muito de mel, a gente consegue selecionar nossos melhores méis para fazer um blend especial, tanto com aroma, gosto, com as qualidades sensoriais, para envasar esse mel e participar do concurso e, também, levar aos consumidores brasileiros”, comentou.