Nova liderança assume comando da PM em São Paulo após aumento de mortes por intervenção policial: o que esperar?

nova-lideranca-assume-comando-da-pm-em-sao-paulo-apos-aumento-de-mortes-por-intervencao-policial3A-o-que-esperar3F

O governo de São Paulo anunciou a substituição do Comandante-Geral da Polícia Militar. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (17).

O Comandante-Geral Coronel Cássio Araújo de Freitas se aposentará após liderar a corporação por dois anos e quatro meses. O posto será assumido pelo subcomandante da PM, Coronel José Augusto Coutinho.

O Coronel Coutinho traz consigo 33 anos de experiência na instituição, sendo que anteriormente ocupou cargos como comandante do Policiamento de Choque, do 1º Batalhão de Polícia de Choque Tobias de Aguiar (Rota), do 4º Batalhão de Polícia de Choque — Operações Especiais e chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento de Choque.

No último mês de fevereiro, o Coronel Cássio completou cinco anos como Coronel da PM e se prepara para entrar para a reserva da corporação. Com a troca no comando da Polícia Militar, surgem expectativas em relação aos rumos da instituição sob a liderança de Coutinho.

As mortes por intervenção policial em São Paulo aumentaram consideravelmente nos dois primeiros anos da gestão do de Cássio e do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Entre janeiro e novembro de 2022, foram 355 ocorrências, enquanto no mesmo período de 2024, houve um salto significativo para 702 mortes por intervenção policial.

Os dados, compilados pelo Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial do Ministério Público (Gaesp-MPSP), revelam um aumento na letalidade policial sob a gestão de Cássio. A preocupação com a segurança pública e as ações realizadas pela corporação têm sido temas de debate na sociedade e nos órgãos competentes.

Diante desse cenário, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) destaca o compromisso em investigar rigorosamente casos envolvendo a atuação de policiais, tanto em serviço quanto de folga. A redução da letalidade policial, a atualização dos cursos e treinamentos para o efetivo e as ações das corregedorias são algumas das medidas destacadas para promover a segurança da população. A transparência e o rigor na apuração de desvios de conduta reforçam o compromisso da SSP em manter a integridade e a responsabilidade em suas práticas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp