Aniversário de Brasília terá esquema especial de segurança
O governo do Distrito Federal vai realizar monitoramentos com o apoio de drones e limitar o tráfego de veículos na Esplanada dos Ministérios para garantir a segurança durante os eventos de celebração dos 65 anos de Brasília.
Entre sábado (19) e segunda-feira (21), será realizado um intenso calendário de shows e celebrações na capital federal para marcar o aniversário da cidade. A estimativa é de que centenas de milhares de pessoas participem desses eventos, que acontecem durante o feriado prolongado de Páscoa.
A partir das 23h59 de sexta-feira (18), o tráfego de veículos será restrito na pista de acesso ao Congresso, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF), bem como nos prédios dos ministérios. A previsão é de reabertura da via na madrugada de terça-feira (22), após o término dos shows, sujeita à avaliação técnica das autoridades de trânsito.
No domingo (20), a Esplanada dos Ministérios será liberada para o tráfego entre 6h e 12h para a realização do tradicional Bandeirão, cerimônia de substituição da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes.
A operação, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) e envolvendo diversas secretarias distritais, conta com a utilização de drones e câmeras para garantir a segurança do evento. O Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) será responsável por acompanhar as comemorações do aniversário em tempo real.
Autoridades recomendam que a população priorize o uso de transporte público ou aplicativos para acessar a Esplanada durante os eventos. Além disso, orientam que os motoristas estacionem apenas em locais autorizados e estejam devidamente preparados para aproveitar a programação com segurança, levando consigo o espírito festivo da ocasião.