Preço do peixe tem grande variação em estabelecimentos comerciais de Rio Preto, aponta Procon
A tradição de consumir peixe durante a Semana Santa mantém-se viva em muitos lares, porém uma pesquisa realizada pelo Procon revelou uma grande discrepância nos preços praticados pelos estabelecimentos comerciais de Rio Preto. De acordo com o levantamento, a variação nos preços de peixes pode chegar a 162%, o que mostra a importância de se estar atento na hora da compra para evitar gastos desnecessários. Um especialista orienta sobre como escolher peixe fresco com segurança, garantindo a qualidade do alimento.
Durante a Semana Santa, é comum o aumento do movimento nas peixarias de São José do Rio Preto, especialmente na Sexta-feira Santa. A pesquisa realizada pela Fundação Procon nos dias 24 e 25 de março revelou que o mesmo produto pode apresentar variações de até 162% nos preços praticados, tornando essencial que os consumidores estejam cientes das opções disponíveis no mercado antes de efetuar a compra.
Uma das diferenças encontradas pelo Procon foi em relação ao filé de tilápia congelado, com variações de mais de 160% em seu preço entre estabelecimentos. Entrevistada pela TV TEM, a aposentada Dalva Carlos de Souza ressalta a tradição de consumir bacalhau na Sexta-feira Santa, mesmo diante dos preços elevados. Apesar das altas variações de preços, os consumidores buscam alternativas para compor o cardápio, como o salmão, conforme relata a aposentada Elilia Gomes Pelegrino.
Consumidores precisam estar atentos à qualidade dos produtos, principalmente quando se trata de peixes frescos. O fiscal da Vigilância Sanitária, Luís Flávio Vani Amaral, destaca a importância de observar o aspecto do pescado, como escamas brilhantes, olhos túrgidos, guelras escuras e um odor agradável, como sinais de qualidade. Com o calor, a carne de peixe pode estragar rapidamente, por isso é fundamental redobrar os cuidados na hora da escolha.
O Procon identificou diferenças significativas nos preços de peixes, como o filé de tilápia e o bacalhau, entre os estabelecimentos de Rio Preto, evidenciando a importância de pesquisar e comparar preços antes da compra. Para evitar gastos excessivos, é fundamental estar atento às variações de preços e buscar alternativas para compor o cardápio durante a Semana Santa, mantendo viva a tradição, sem comprometer o orçamento familiar. É fundamental escolher peixes frescos com segurança, garantindo a qualidade e o sabor do alimento consumido durante esse período especial.