‘Lava-pés de detentos em Divinópolis: Bispo promove celebração emocionante’

lava-pes-de-detentos-em-divinopolis3A-bispo-promove-celebracao-emocionante

Todos somos filhos de Deus’: bispo lava-pés de detentos em presídio de
Divinópolis

Rito da Quinta-feira Santa foi celebrado no Presídio Floramar com emoção, músicas e bênção do bispo Dom Geovane Luís, que também distribuiu a eucaristia nas celas.

1 de 2 Bispo lava pés de detentos em presídio de Divinópolis — Foto: Diocese de
Divinópolis/Divulgação

Bispo lava pés de detentos em presídio de Divinópolis — Foto: Diocese de
Divinópolis/Divulgação

O bispo da Diocese de Divinópolis, Dom Geovane Luís, esteve na tarde de quinta-feira (17) no Presídio Floramar, onde celebrou o missa do Lava-pés, tradicional cerimônia da Quinta-feira Santa. O gesto, que recorda a humildade de Jesus Cristo ao lavar os pés dos discípulos durante a Última Ceia, ganhou um novo sentido dentro do sistema prisional.

A celebração reuniu integrantes da Pastoral Carcerária, representantes da Missão Maria de Nazaré, além do padre Luis Fernando Cruz, responsável pela comunicação da Diocese. O evento foi autorizado pela direção da unidade e acompanhado pelas gestoras Caroline Queiroz e Patrícia Almeida, que se emocionaram durante a missa.

GESTO DE HUMILDADE E ACOLHIMENTO

Doze detentos, seis homens e seis mulheres, representaram os apóstolos de Cristo e tiveram os pés lavados e beijados por Dom Geovane, em um gesto de humildade e acolhimento. Os demais presos acompanharam a cerimônia de dentro das celas, com transmissão de som e imagem por todo o presídio.

Um dos momentos mais emocionantes da celebração aconteceu quando os detentos cantaram, em uníssono, a música Noites Traiçoeiras, conhecida pelo apelo espiritual e pela mensagem de fé diante da dor. Ao final da missa, Dom Geovane percorreu todas as celas oferecendo a eucaristia aos presos que desejaram comungar.

Essa foi a segunda visita de Dom Geovane Luís ao presídio Floramar. Após a celebração, ele seguiu para uma visita à Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac). As visitas são para a Igreja um compromisso com ações pastorais voltadas às pessoas em situação de privação de liberdade.

2 de 2 Cerimônia foi nessa quinta-feira (17), durante rito religioso da Quinta-Feira Santa — Foto: Diocese de Divinópolis/Divulgação

Cerimônia foi nessa quinta-feira (17), durante rito religioso da Quinta-Feira Santa — Foto: Diocese de Divinópolis/Divulgação

Siga o Diário do Estado Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook.

VÍDEOS: VEJA TUDO SOBRE O CENTRO-OESTE DE MINAS

50 vídeos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp