Todos somos filhos de Deus’: bispo lava-pés de detentos em presídio de
Divinópolis
Rito da Quinta-feira Santa foi celebrado no Presídio Floramar com emoção, músicas e bênção do bispo Dom Geovane Luís, que também distribuiu a eucaristia nas celas.
1 de 2 Bispo lava pés de detentos em presídio de Divinópolis — Foto: Diocese de
Divinópolis/Divulgação
Bispo lava pés de detentos em presídio de Divinópolis — Foto: Diocese de
Divinópolis/Divulgação
O bispo da Diocese de Divinópolis, Dom Geovane Luís, esteve na tarde de quinta-feira (17) no Presídio Floramar, onde celebrou o missa do Lava-pés, tradicional cerimônia da Quinta-feira Santa. O gesto, que recorda a humildade de Jesus Cristo ao lavar os pés dos discípulos durante a Última Ceia, ganhou um novo sentido dentro do sistema prisional.
A celebração reuniu integrantes da Pastoral Carcerária, representantes da Missão Maria de Nazaré, além do padre Luis Fernando Cruz, responsável pela comunicação da Diocese. O evento foi autorizado pela direção da unidade e acompanhado pelas gestoras Caroline Queiroz e Patrícia Almeida, que se emocionaram durante a missa.
GESTO DE HUMILDADE E ACOLHIMENTO
Doze detentos, seis homens e seis mulheres, representaram os apóstolos de Cristo e tiveram os pés lavados e beijados por Dom Geovane, em um gesto de humildade e acolhimento. Os demais presos acompanharam a cerimônia de dentro das celas, com transmissão de som e imagem por todo o presídio.
Um dos momentos mais emocionantes da celebração aconteceu quando os detentos cantaram, em uníssono, a música Noites Traiçoeiras, conhecida pelo apelo espiritual e pela mensagem de fé diante da dor. Ao final da missa, Dom Geovane percorreu todas as celas oferecendo a eucaristia aos presos que desejaram comungar.
Essa foi a segunda visita de Dom Geovane Luís ao presídio Floramar. Após a celebração, ele seguiu para uma visita à Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac). As visitas são para a Igreja um compromisso com ações pastorais voltadas às pessoas em situação de privação de liberdade.
2 de 2 Cerimônia foi nessa quinta-feira (17), durante rito religioso da Quinta-Feira Santa — Foto: Diocese de Divinópolis/Divulgação
Cerimônia foi nessa quinta-feira (17), durante rito religioso da Quinta-Feira Santa — Foto: Diocese de Divinópolis/Divulgação
Siga o Diário do Estado Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook.
VÍDEOS: VEJA TUDO SOBRE O CENTRO-OESTE DE MINAS
50 vídeos.